Região Sul do RS recebe 5ª Jornada Universitária em Defesa da Reforma Agrária

Evento conta com uma série de atividades em instituições de ensino de três municípios
Foto Gabriel Barcellos Nunes (2 de 3).jpg
Fotos: Gabriel Barcellos Nunes

 

Por Catiana de Medeiros 
Da Página do MST

 

A região Sul do Rio Grande do Sul está realizando a sua 5ª Jornada Universitária em Defesa da Reforma Agrária (JURA). A atividades começaram no dia 11 de junho, passando pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Universidade Católica de Pelotas (UCPel), Colégio Municipal Pelotense e Instituto Federal Sul-rio-grandese (IFSul), e se encerram na próxima quarta-feira (20) na Escola Família Agrícola da Região Sul (EFASUL).

Já aconteceram diversas ações em Pelotas, entre elas as sessões de filme e debates “Terra manchada de sangue”, que trataram dos conflitos agrários e das mortes no campo, e “Sementes da Liberdade”. Também teve roda de conversa com as temáticas da soberania e segurança alimentar, da luta pela terra e o campo brasileiro. Elas tiveram participações de trabalhadores rurais Sem Terra, estudantes, quilombolas e indígenas.

A JURA também foi realizada na Escola Estadual de Ensino Médio Deputado Adão Pretto, localizada na localidade de Faxinal, no 5º distrito de Piratini. Lá, os estudantes assistiram ao documentário “Terra para Rose” e tiveram um dia de vivência no Assentamento Conquista da Liberdade. Para o professor Gabriel Barcellos Nunes, a iniciativa oportunizou aos alunos, a maioria filhos de assentados da Reforma Agrária, o conhecimento e a valorização de sua própria história. “A Reforma Agrária e o MST têm uma bonita história de lutas, de dificuldades e de construção de uma sociedade mais justa”, acrescenta. 

Encerrando as atividades, na próxima quarta-feira a EFASUL de Canguçu receberá um cine-debate sobre “Ernestinho, o bebê subversivo”, uma série produzida pela TV Record sobre crianças presas na ditadura militar e que ganhou o Prêmio Esso de Telejornalismo.

Foto Gabriel Barcellos Nunes (3 de 3).jpg
Fotos: Gabriel Barcellos Nunes

Promoção

A 5ª JURA é promovida pela Associação Educacional para Consumo Responsável Rede Bem da Terra, Colégio Municipal Pelotense, Curso de História da UFPel, EFASUL, Feira Virtual Bem da Terra, Grupo de Pesquisa Emancipação/UCPel, Instituto de Ciências Humanas ICH/UFPel, Instituto de Estudos Políticos Mário Alves, IFSul, Laboratório de Ensino de História/UFPel, Levante Popular da Juventude, MST, Núcleo de Economia Solidária e Incubação de Cooperativas – NESIC/UCPel, Núcleo de Etnologia Ameríndia/NETA- UFPel, Questão Agrária, Urbana e Ambiental/Observatório dos Conflitos da Cidade – GEP/UCPel e Turma Especial Medicina Veterinária TEMV/MST/UFPel.