Acampamento Arcanjo Berlaminio comemora um ano de resistência na Paraíba

As 400 famílias Sem Terra que ocuparam o local conseguiram ressignificar o local com plantio de macaxeira, batata doce, milho, hortaliças e feijão
aniversario 1 ano acampamento Arcanjo Berlaminio_Foto Thaís Peregrino-1-35.jpg
Foto Thais Peregrino 

 

Por Thais Peregrino
Da Página do MST 

 

Um ano de luta pela terra parece pouco para aqueles que estão há bem mais tempo resistindo debaixo da lona preta, mas, para as famílias do acampamento Arcanjo Berlaminio, 365 dias de ocupação é um grande motivo para comemoração pois, apesar dos desafios, cada novo dia traz consigo motivação para lutar e resistir.

Localizado em Pedras de Fogo, município entre Paraíba e Pernambuco, a área com mais de 8.000 mil hectares estava abandonada pela falida Usina Santa Tereza. As 400 famílias Sem Terra que ocuparam o local conseguiram ressignificar o local com plantio de macaxeira, batata doce, milho, hortaliças e feijão.

 

aniversario 1 ano acampamento Arcanjo Berlaminio_Foto Thaís Peregrino-1-16.jpg
Foto Thais Peregrino 

Segundo Ronaldo Costa, da coordenação do acampamento, as terras ocupadas nunca estiveram nas mãos da agricultura familiar. “Apesar de ser uma área que não tivemos o confronto direto com o latifúndio, é uma
área bastante difícil devido a monocultura do bambu, hoje a nossa luta maior é desbravar esse bambu e trabalhar o solo que nunca experimentou a agricultura familiar”, afirmou.

Ainda segundo Costa, a luta é o melhor caminho para o trabalhador frente a essa conjuntura. “Essa comemoração significa o primeiro ano de resistência. Resistência não só pela terra, mas, também, por essa conjuntura difícil que enfrentamos hoje”, concluiu.

Homenagens 

 

aniversario 1 ano acampamento Arcanjo Berlaminio_Foto Thaís Peregrino-1-19.jpg
Foto Thais Peregrino 

O nome do acampamento homenageia Arcanjo Berlamino, militante do MST na Paraíba que faleceu aos 28 anos em março do ano passado. A trajetória de Arcanjo foi marcada e dedicação. 

A festa, ao som de trio pé de serra, contou com atividades recreativas para as crianças e também para os adultos. Um momento que emocionou a todos foi quando José, o primeiro Sem Terrinha a nascer no acampamento foi apresentado para a comunidade.