Assentados participam de seminário sobre certificação orgânica no Rio Grande do Sul

Evento aconteceu nesta segunda-feira (30) no município de Eldorado do Sul
Seminário reuniu cerca de 50 famílias que produzem orgânicos. Foto Cleomar Pietroski.jpeg
Seminário reuniu cerca de 50 famílias que produzem orgânicos no RS.
Foto: Cleomar Pietroski

 

Da Página do MST

 

Cerca de 50 agricultores e agricultoras que produzem alimentos agroecológicos na região Metropolitana de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, participaram, nesta última segunda-feira (30), de um seminário sobre certificação orgânica. O evento, que aconteceu no Assentamento Integração Gaúcha, em Eldorado do Sul, foi promovido pela Cooperativa Central dos Assentamentos do RS (Coceargs) e Cooperativa dos Trabalhadores Assentados da Região de Porto Alegre (Cootap).

Segundo Cleomar Pietroski, técnico agrícola e coordenador do Setor Estadual de Certificação da Coceargs, o objetivo foi discutir a construção da certificação participativa no Brasil e no MST, além de tratar temas referentes à documentação, aos manejos e princípios da agroecologia. Também esteve em pauta a estrutura organizativa da certificadora OPAC-Coceargs.

“É um processo coletivo, em que a participação coletiva das famílias é fundamental. Esse foi um momento muito importante, que vai estreitar a relação entre produtores e consumidores e gerar credibilidade e confiança em relação ao trabalho que é feito no campo”, explicou.

Hoje, a OPAC-Coceargs envolve cerca de 170 famílias no processo de certificação participativa nos municípios de Viamão, Eldorado do Sul, Nova Santa Rita, Charqueadas, Encruzilhada do Sul, São Jerônimo, Guaíba e Capela de Santana. Conforme Pietroski, outras 100 famílias da região estão em processo de transição da certificação por auditoria participativa. Elas produzem hortaliças, frutas, panifícios, sucos, geleias, grãos, extrato e molho de tomate.

O trabalho se dá por meio de duas padarias e três agroindústrias de processamento de produção primária vegetal. Os alimentos são comercializados em feiras orgânicas, mercados tradicionais e via Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). Já na certificação por auditoria, que é feita pela IMO e compreende a produção de arroz orgânico do MST, envolve cerca de 400 famílias assentadas da Reforma Agrária.

Logomarca

Na ocasião, foi apresentado aos agricultores a logomarca da certificadora OPAC-Coceargs, que foi produzida pelo Setor Estadual de Certificação com o apoio do designer gráfico Marcos Corbari. A arte estará nas embalagens dos alimentos que são cultivados pelas famílias do MST.