Haddad visitará assentamento do MST no Rio Grande do Sul

Candidato a vice-presidente da República estará no Assentamento Capela, em Nova Santa Rita
O assentamento produz arroz orgânico. Na foto, ato de abertura da colheita em 2017. Foto Tiago Giannichini.jpeg
Ato de abertura da colheita do arroz orgânico, em 2017, no Assentamento Capela. Foto: Tiago Giannichini

Da Página do MST
 

Em continuidade à campanha de Lula, Fernando Haddad, candidato a vice da República na chapa do Partido dos Trabalhadores, visitará na próxima terça-feira (04) o Assentamento Capela, em Nova Santa Rita, na região Metropolitana de Porto Alegre.
 

Haddad estará acompanhado de Manuela D’Ávila, de João Pedro Stédile, da Coordenação Nacional do MST e de Miguel Rossetto, candidato ao governo gaúcho. Famílias do assentamento e amigos do Movimento Sem Terra também participarão da agenda, que acontecerá das 9 às 11 horas.
 

Construção do novo abatedouro e frigorífico da Coopan. Foto Catiana de Medeiros.jpeg
Construção do novo abatedouro e frigorífico da Coopan. Foto: Catiana de Medeiros

Conforme Cedenir de Oliveira, dirigente estadual do MST, a agenda considera a proposta de transição ecológica do Plano Lula de Governo. Por isso, será mostrado a Haddad as estruturas do assentamento, que foi criado em 1994 e abriga 100 famílias. Lá, por meio do trabalho coletivo, foi fundada a Cooperativa de Produção Agropecuária Nova Santa Rita (Coopan), que produz diversas variedades de arroz orgânico.
 

No entanto, os assentados também investem em hortaliças e diversos outros alimentos agroecológicos para comercialização e subsistência. O mais novo empreendimento do local é um abatedouro e frigorífico de suínos e bovinos, que está sendo construído através do Programa Terra Forte e garantirá inicialmente 40 postos de trabalho.
 

*Editado por Gustavo Marinho