Seu Luiz, o homem de mil abacaxis

Vendendo seus abacaxis já nos primeiros dias de Feira, Seu Luiz nunca passou do segundo dia com produção, mas em 2018 ele veio preparado para ficar até o final
IMG_3037.JPG
Seu Luiz e os abacaxis / Fotos: John Clivani / Grito Na Luta

 

Por Janderson Oliveira
Da Comunicação da Feira da Reforma Agrária

Teotônio Vilela é uma cidade do interior de Alagoas, o seu nome é em homenagem ao ex-senador e empresário, mas essa família de políticos aliados ao coronelismo canavieiro do estado nunca representou a força camponesa de Seu Luiz, o homem de mil abacaxis.

O camponês Luiz Alves, também conhecido como Seu Luiz, já é personagem conhecido na Feira da Reforma Agrária em Maceió. Desde 2011, ele traz todo ano mais de mil abacaxis para a capital e sempre volta para casa no segundo dia de feira, pois já vende tudo nos primeiros dias de atividade.

Para a 19º Feira da Reforma Agrária em Maceió, Seu Luiz se preparou para permanecer os quatro dias: trouxe 1.500 abacaxis, 600 cocos e 600 quilos de batata e macaxeira. Isso só foi possível graças ao trabalho coletivo no Assentamento José Elenilson, o qual Seu Luiz faz parte, na cidade de Teotônio Vilela.

Antes de ser um camponês em luta pelo MST, Seu Luiz já trabalhava na terra, embora sem possuir a sua. Ele pagava até 500 reais aos fazendeiros para poder plantar uma tarefa de abacaxi.

 

IMG_3020.JPG
Fotos: John Clivani / Grito Na Luta

Um agricultor sem sua terra!

Seu Luiz viveu na pele o que inúmeros outros agricultores vivem ainda hoje. É a realidade da questão latifundiária no Brasil, onde quase a metade (47,5%) dos estabelecimentos agropecuários são propriedades com mais de mil hectares.

 

Seu Luiz não compreendia a luta do MST, mas um dia “os Sem Terra chegaram e eu fui olhar”, ele conta, “nesse olhar, no mesmo dia fiz o meu barraco e até hoje nunca saí”.

Com muito orgulho, Luiz lembra até mesmo a data em que entrou no MST: 4 de abril de 2007, já se passaram 11 anos!

Pai de seis filhos já adultos, Seu Luiz veio com seus companheiros para a 19º Feira da Reforma Agrária em Maceió. Além de um grande estoque, Seu Luiz também está cheio de animação para as atrações culturais que acontecerão nos quatro dias em dois palcos. “Onde tiver um pé de serra eu vou estar”, Luiz comentou rindo.

A 19º Feira da Reforma Agrária em Maceió ocorre na Praça da Faculdade, entre os dias 5 a 8. São toneladas de alimentos saudáveis à venda, diversos itens de artesanato e mais de 20 atrações culturais. Encontre o Seu Luiz e compre seu abacaxi (se ainda tiver)!