Vigília Lula Livre faz homenagem ao aniversário de 73 anos do ex-presidente

“Independente da estatística de amanhã, cada um de nós vai trocar o adesivo do 13 pelo do Lula Livre”, disse Stédile, durante o ato.
Joka Madruga 3.jpg
Bolo para comemorar o aniversário de Lula, em Curitiba. Foto: Joka Madruga

 

Por Ednubia Ghisi 
Da Pagina do MST

Um dia antes da eleição mais importante para o Brasil desde a redemocratização, centenas de pessoas participam de ato em homenagem ao aniversário de 73 anos de Luiz Inácio Lula da Silva, que segue como o principal líder popular do país.

A ação ocorreu na Vigília Lula Livre, localizada ao lado da Superintendência da Polícia Federal, no bairro Santa Cândida, em Curitiba, onde o ex-presidente é preso político há 204 dias. 

Parentes, amigos, artistas e militantes cantarem as músicas preferidas de Lula, declamaram poesias, leram relatos e cantaram os parabéns a Lula. O bolo, com cerca de 50 quilos, foi produzidos por cinco padarias comunitárias de Curitiba e Piraquara. 

Penduradas na cerca de tela que rodeia o terreno da Vigília, bandeiras de 12 diferentes países simbolizaram a presença de 46 educandos do 12º Curso de Teoria Política Latinoamericana Rovolisyon Abya Yala, realizado na Escola Nacional Florestan Fernandes, em Guararema (SP). Os estudantes trouxeram uma carta ao ex-presidente, lida durante o ato. O documento expressou a solidariedade a Lula e a esperança de um resultado favorável para o Partido dos Trabalhadores nas eleições deste domingo. 

“Seja qual for o resultado, vemos a necessidade de reverter a situação da América Latina e do Caribe, e tomamos um lugar ativo nesse processo, nos comprometendo com um trabalho de base constante e metódico, que reconstrua a solidariedade e a força, e gere a consciência e a organização necessária para resgatar as massas trabalhadoras”, diz a carta.    

Campanha por Lula Livre 
 

A militância do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) participou diretamente da organização do ato e reafirmou o compromisso com a luta pela liberdade de Lula. João Pedro Stédile, integrante da direção nacional do Movimento, falou sobre a continuidade da campanha pela libertação do maior líder popular: “Nós viemos aqui para selar um compromisso. Independente da estatística de amanhã, cada um de nós vai trocar o adesivo do 13 pelo do Lula Livre”. 

Com relação às eleições, Stédile avalia uma vitória política da esquerda: “É vitória porque vamos ganhar eleitoralmente, é vitória política porque estamos aqui vivos, fortes, firmes, sem medo. Eles tentarem inocular a nossa militância o medo, para tentar nos derrotar”, enfatizou. 

Maria Natividade de Lima é moradora do Assentamento Contestado, localizado no município da Lapa, cerca de 70 km da capital, e estava entre as participantes do ato. “O presidente Lula representa para nós libertação, fartura, projeto de vida. Esse aniversário dele nós estamos celebrando não só hoje, mas sempre. É uma celebração da vida”, garantiu. 

Para a integrante do MST, Lula está preso por uma “briga de poder”: “O projeto do Lula é de vida, de partilha, da distribuição de renda, da comida com fartura. E isso fere o projeto da burguesia e do capitalismo, que concentra, acumula e mata. E por isso tirar ele de cena. Mas por isso que o povo vai conseguir tirar ele daqui”.