Neste 8 de março, Mulheres Sem Terra participam de mobilizações em todas as regiões do país

Ações unificadas foram realizados contra a violência e os retrocessos do governo Bolsonaro

 

Da Página do MST* 

 

Milhares de mulheres do campo e da cidade saíram às ruas do país nesta sexta-feira (8) para lutar contra o desmonte da Previdência, o feminicidio no Brasil e os retrocessos do governo Bolsonaro.

Sob o lema: “Pela vida das mulheres, somos todas Marielle!”, as mulheres pautam a necessidade da luta permanente em unidade combativa com demais movimentos e organizações  no atual momento em que vivemos. 

Acompanhe abaixo as ações em que as mulheres Sem Terra estivera presentes: 

São Paulo

Em São Paulo um grande ato unificado reuniu milhares de mulheres no Vão Livre do MASP. As mulheres Sem Terra também participaram de atos em Andradina, onde 40 mulheres participam do Encontro Regional das Mulheres Assentadas e Acampadas.

A atividade debateu temas importantes e que impactam diretamente na vida das mulheres, como a Reforma Agrária Popular, reforma da Previdência e as consequências para o campo, violência e feminicidio. Em Bauru, a mobilização junto com uma oficina de instrumentos. As mulheres também realizaram um ato pelas ruas da cidade, reivindicando o funcionamento intermitente da Delegacia da Mulher.

Atos também aconteceram em Campinas, no Largo do Rosário, Ribeirão Preto, em frente à Esplanada do Teatro Pedro II (Praça Central), em Lagoinha (região do Vale do Paraíba) com a distribuição de zines produzidos pelas famílias do acampamento Egídio Bruneto, em Marília e em São José do Rio Preto.

WhatsApp Image 2019-03-08 at 18.03.55.jpeg
São Paulo 

 

Rio Grande do Sul 

Em Porto Alegre, as mulheres fizeram intervenções no Largo Glênio Peres, para denunciar o uso abusivo de agrotóxicos e a violência contra a mulher. Pela parte da manhã discutiram o aumento do feminicídio e a proposta de Reforma da Previdência. Pela tarde discutiram soberania alimentar e defesa dos territórios. Já em Em Cruz Alta, na região Norte do Rio Grande do Sul, mulheres da Via Campesina também montaram feira com produtos orgânicos na Praça da Prefeitura.

A programação contou com atividades culturais, debates sobre reforma da Previdência, retirada de direitos. No Mercado Público de Vacaria, na região Serrana do Rio Grande do Sul, as mulheres também reuniram-se em palestras para debater os temas da jornada. Em São Gabriel, na Fronteira Oeste do Rio Grande do Sul, cerca de 50 mulheres mobilizaram-se para este Dia Internacional de Luta das Mulheres., realizando uma feira orgânica na Praça dos Amores e também fazendo panfletagem.

Em Bagé, num gesto de cuidado com a vida das mulheres, camponesas do MST doaram alimentos saudáveis de assentamentos da Reforma Agrária à Comunidade Católica Mãe de Deus, de Bagé, na região da Campanha gaúcha. Já em Candiota, também na Campanha gaúcha cerca de 150 mulheres camponesas e urbanas participaram de aula pública sobre a reforma da Previdência.

Em Santana do Livramento, camponesas e urbanas da região Oeste do Rio Grande do Sul e de Rivera, no Uruguai, somaram-se à luta das mulheres neste 8 de março. Atividades aconteceram no Parque Internacional, com mateada, medição da pressão arterial, oficinas, apresentações artísticas e culturais, homenagens à Marielle Franco e à Laura Cabreira.

WhatsApp Image 2019-03-08 at 13.33.34.jpeg
Rio Grande do Sul

Sergipe 

Em Sergipe as mulheres participaram de um ato organizado por setores populares. Mulheres do campo, ribeirinhas e da cidade seguiram em marcha pelas ruas da cidade passando pela Assembleia Legislativa do Estado, Tribunal de Justiça e Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

WhatsApp Image 2019-03-08 at 10.15.55.jpeg
Sergipe 

 

Rio Grande do Norte 

As mulheres Sem Terra do RN participaram da Jornada Nacional de lutas doando 15 toneladas de alimentos saudáveis, vindos de diversos assentamentos do estado.

WhatsApp Image 2019-03-08 at 10.26.36.jpeg
Rio Grande do Norte 

 

Alagoas 
 

Com acampamento montado desde a manhã desta última quinta-feira (7), cerca de mil camponesas de todas as regiões de Alagoas ocupam Maceió com as bandeiras de luta das mulheres do campo durante a Jornada Nacional de Lutas das Mulheres Sem Terra. 

Após diversas ações no primeiro dia de atividade, as camponesas somaram-se hoje (8) ao conjunto de trabalhadoras urbanas no ato que marca a passagem do Dia Internacional de Luta das Mulheres. O ato percorreu as ruas de Maceió dialogando com a sociedade na denúncia da violência contra as mulheres, contra a Reforma da Previdência, além da defesa da Reforma Agrária e da liberdade do ex-presidente Lula.

Participam das ações na capital, as Sem Terra organizadas na Comissão Pastoral da Terra (CPT), no Movimento pela Libertação dos Sem Terra (MLST), Movimento Via do Trabalho (MVT), Movimento de Luta pela Terra (MLT), além das mulheres do MST.

Manifestantes também reuniram-se em Arapiraca, no Agreste de Alagoas, na Praça da Antiga Prefeitura.
 

33443105448_f7d8e3bfb0_b.jpg
Alagoas

 

Santa Catarina 

Durante todo o dia, mulheres reuniram-se ao lado do Mercado Público Municipal em Florianópolis, em rodas de conversa e apresentações culturais. Dali também partiu a concentração da grande marcha que percorreu toda a cidade.

WhatsApp Image 2019-03-08 at 11.46.55.jpeg
Santa Catarina 

 

Bahia 

Um grande ato unificado reuniu 400 mulheres em Vitoria da Conquista. Já no Extremo Sul, o coletivo de mulheres das brigadas Joaquim Ribeiro e Nelson Mandela, realizaram um seminário acerca da atual conjuntura política. O encontro acontece na cidade de Teixeira de Freitas e reuniu cerca de 200 trabalhadoras rurais Sem Terra e companheiras aliadas ao MST. No Baixo Sul, 250 mulheres denunciaram a mineradora Mirabela.

A ação aconteceu no município de Ipiaú.  Em Santa Cruz de Cabrália, a escola do campo está localizada no assentamento Luiz Inácio Lula da Silva,  realizou um café camponês com produção dos assentamentos da região. A atividade contou com cerca de 250 mulheres que debateram sobre o cenário político atual e o aumento do feminicidio em todo país. 

WhatsApp Image 2019-03-08 at 13.27.53.jpeg
Bahia 

 

Maranhão 

Em Imperatriz, no Maranhão, as mulheres Sem Terra, indígenas, estudantes, trabalhadoras do campo e da cidade realizaram uma grande marcha pelas ruas. Já na capital São Luis, um grande ato unificado reuniu diversas forças em caminhada pelas ruas.  

Paraná

Na região centro do Paraná mulheres promoveram a feira da Resistência e Reforma Agrária, na praça Central Pedro Alzirez Giraldi, no Município de Quedas do Iguaçu.

Mulheres com suas chitas, bandeiras e lutas comercializam e doam alimentos saudáveis, processados e artesanatos produzidos e confeccionados nos assentamentos e acampamentos da região. 

Alimentos também foram doados para duas entidades carentes de Quedas do Iguaçu o asilo Casa Lar e orfanato Casa de Abrigo. Em Cascavel a concentração aconteceu em frente à Igreja matriz de Cascavel, contra o conservadorismo que persegue as mulheres e a população LGBT, o agronegócio, a desigualdade, o racismo e a violência.  Em Curitiba uma grande marcha sairá da Praça Santos Andrade em direção à Boca Maldita, no centro da cidade.

Espírito Santo 

Em Vitória, um ato unitário seguido de caminhada pela cidade, reuniu companheiras de diversos movimentos populares do campo e da cidade.

WhatsApp Image 2019-03-08 at 17.46.56.jpeg
Espírito Santo 

Minas Gerais

No Vale do Rio Doce, município de Minas Gerais, as mulheres do MST, realizaram uma grande caminhada como parte da Jornada Nacional de Lutas que segue até o próximo dia 14. Em Belo Horizonte, dois atos foram convocados para esta sexta-feira (8). A Frente Brasil Popular convocou as mulheres para a concentração na Praça Raul Soares. Já a Frente Povo Sem Medo escolheu o tema: “Nossas vidas valem mais”.

Os dois atos se encontram-se na Praça Sete, com a leitura de um manifesto escrito conjuntamente entre as mulheres.
 

Pará

Na Região Metropolitana de Belém, o ato concentrou-se no Mercado Municipal em São Brás, contando com mais de 1000 mulheres divididas entre quatro alas. Já na Região do Xingu, na cidade de Altamira, cerca de 500 mulheres realizaram panfletagem e caminhada pelo centro da cidade, terminando em frente ao Fórum, onde denunciaram o feminicídio através de pequenas cruzes que foram fincadas no chão. Em  Marabá foi realizada caminhada pelo centro da cidade com mais de 300 mulheres.

WhatsApp Image 2019-03-08 at 14.01.16.jpeg
Pará 

Mato Grosso do Sul

Como parte da Jornada de Luta Das Mulheres Sem Terra, unificadas, foi organizado um seminário: “As mulheres na Luta contra a Reforma da Previdência!”, um espaço de debate entre sindicatos, movimentos populares. Dando seguimento ao dia, também foi realizado um Sarau Cultural e Sindical na Praça da capital. 

WhatsApp Image 2019-03-08 at 18.11.02 (1).jpeg
Mato Grosso do Sul

 

*Esse balanço é preliminar e será atualizado de acordo com a chegada de informações. 

**Para ver mais fotos e vídeos sobre os atos em todo Brasil, acesse as nossas redes oficiais no Facebook, Twitter e Instagram