Caetano Veloso visita assentamento do MST no Recôncavo da Bahia

Recebido com entusiasmo na terra onde nasceu, Caetano conhece a história de luta e resistência do assentamento Paulo Cunha
10dee0b6-2a79-4c90-a9b3-cee8aa06abec.jpg
Acompanhado pelas famílias do assentamento, Caetano conheceu a história da área. Foto: Jonas Santos

 

Da Página do MST

 

As 170 famílias do assentamento Paulo Cunha, na cidade de Santo Amaro, no Recôncavo da Bahia, receberam na tarde de hoje (10), a visita do cantor e compositor Caetano Veloso. Cidade onde nasceu e cresceu Caetano, o músico destacou a vontade de, com aquela visita, poder aprender muito com os trabalhadores e trabalhadoras Sem Terra.

“Eu nasci em Santo Amaro, me criei em Santo Amaro, eu sou daqui assim como vocês”, relatou Veloso. “Aqui meus olhos são mais de pergunta e de querer aprender junto com vocês”.

Acompanhado pelas famílias do assentamento, Caetano teve a oportunidade de conhecer a história da área, além de ver de perto as conquistas obtidas com a luta pela terra na região, materializados na produção diversifica de alimentos saudáveis.

894afcf6-16d5-4be4-a409-409ac70422ca.jpg
Caetano é recebido pela militância Sem Terra e
pelo deputado federal Valmir Assunção (PT-BA).
Foto: Jonas Santos

Lucinéia Durães, da direção nacional do MST, acompanhou de perto a visita de Caetano ao assentamento e diz que é uma simbologia importantíssima. “Caetano sempre foi uma pessoa que se posicionou ao lado dos direitos do povo trabalhador, desde a época da ditadura. Ele ter vindo aqui é mais uma ação de seu posicionamento político”, explicou a dirigente.

“Receber em nossas áreas pessoas como Caetano e tantos outros que visitam o MST pelo Brasil é para nós um importante passo para o diálogo em torno da Reforma Agrária Popular”, argumenta. “Entendendo que a reforma agrária é fundamental para quem acessa a terra, mas torna-se mais fundamental ainda para uma outra parcela da sociedade que consome alimentos saudáveis”.

Nos 14 anos de história de luta e resistência do assentamento, hoje, as famílias, que vivem na área, têm a agroecologia como estilo de vida, possibilitando assim, o grande aumento na produção de alimentos saudáveis para abastecer a região.

Ainda segundo Lucinéia, Caetano pode comprovar com os próprios olhos a mudança na área onde hoje vivem as famílias Sem Terra. “Com a passagem de Caetano pelo Assentamento em Santo Amaro, região onde ele viveu parte de sua vida, é possível enxergar as mudanças que aconteceram naquela realidade. Um espaço onde outrora só se tinha capim, hoje é espaço de produção de alimentos saudáveis e são fundamentais para o abastecimento da cidade de Santo Amaro e das cidades vizinhas”.

O Assentamento

Ocupada pela primeira vez em abril de 2004 pelo MST, as famílias passaram por diversos episódios de despejo, mas foi a resistência e a organização coletiva que possibilitaram a conquista do assentamento no ano de 2010.

Com 3115 hectares, a área onde se localizava a antiga fazenda Nossa Senhora do Socorro deu espaço para um território de vida digna de centenas de homens, mulheres, jovens e crianças, que tiram do trabalho com a terra as possibilidades de construírem coletivamente um novo modo de vida.

Hoje, o assentamento é responsável pela larga produção de aipim e banana na região, além de hortaliças, mel e frutas.

93770197-1253-49e4-9cb3-5335c63af07c.jpg
Foto: Jonas Santos