Conheça o acampamento capixaba Paulo Damião

Com resistência, perseverança e muita disposição, famílias produzem alimentos sem o uso de agrotóxicos

 

Por Adeilson Francisco
Fotos: Edinéia Neves, Vanuza Rodrigues e Adeilson Francisco
Da Página do MST

Antes um deserto verde com a monocultura do Eucalipto, a área aonde está localizado o acampamento Paulo Damião, no norte capixaba, cultiva lavouras dos mais variados tipos.
 

Produção de legumes orgânicos.jpg
Produção de legumes orgânicos

As várias famílias ali acampadas deixaram a cidade para viverem da agroecologia, acreditando no processo de produção de alimentos saudáveis.
 

“Desde que chegamos aqui, as coisas não foram fáceis. Ainda teremos que resistir e lutar contra a opressão desse Governo, mas vamos continuar na luta pela Reforma Agrária”, ressaltaram os acampados.
 

Cana para produção de garapa.jpg
Cana para produção de garapa

Segundo a coordenação do acampamento e o setor de produção, o objetivo principal é diversificar ao máximo as lavouras para promover a autossuficiência dos entre os acampados.
 

As famílias fazem questão de trabalhar juntas na produção, sempre lembrando da necessidade da preservação do recursos naturais, especialmente as áreas que são consideradas de proteção permanentes, as APPs.
 

Um dos destaques do acampamento é o cultivo de frutas, entre elas o abacaxi. Com forte aceitação na mesa do brasileiro, a fruta é apreciada entre sucos, o consumo in natura e produção de doces.
 

Banana.jpg

Outra cultura em destaque no acampamento Paulo Damião é a produção de banana das mais variadas espécies, como Nanica, Prata, Ouro e da Terra.
 

A mandioca, também conhecida pelo país com o nome de “macaxeira”, possibilita a produção de farinhas e bolos, normalmente fornecidos ao comercio local de Linhares. Já a produção de grãos tornou-se fundamental para quem decidiu produzir galinhas e ovos caipira.
 

Segundo os acampados, um dos momentos mais gratificantes do processo é  preparar a terra para fazer o cultivo e  ver a semente germinar.
 

A falta de energia elétrica no acampamento é hoje um dos maiores desafios dos acampados, que têm dificuldades para armazenar e conservar os alimentos que produzem.
 

Além disso, a dificuldade de irrigar as plantas faz com que muitos precisem transportar água e gelo de outros lugares, atrasando o processo de produção de alimentos.
 

milho.jpg

Outros desafios relatados pelas famílias estão relacionados à falta de coleta de lixo, à inexistência de ambulâncias no município e à ausência de transportes de fácil acesso no percurso do acampamento até o centro de Linhares.
 

Mesmo com esses dos desafios, acampamento Paulo Damião realizou muitas conquistas, como o atendimento de saúde na UBSF, da comunidade de Perobas, onde muitas famílias já estão cadastradas.  Com o lema “Liberdade, Igualdade, Fraternidade”, eles seguem promovendo a conscientização da importância da agroecologia.

Editado por Fernanda Alcântara