Congresso do Povo realiza mais um mutirão de solidariedade em Curitiba-PR

Ação realizada no CEI Maria Cazetta promove horta e cria novos espaços para as crianças
MultirãoCEI [3].jpg
Mutirão fez limpeza e revitalização do espaço. Fotos: Diego Ferreira e Daniel Oliveira

Por Kelen Alves e Julyara Costa
Da Página do MST
  

Na manhã de terça-feira (09/04), o Congresso do Povo e famílias de pequenos agricultores realizaram o quarto mutirão de solidariedade no Centro Educacional Infantil (CEI) Maria Cazetta, localizado no bairro de Uberaba, em Curitiba-PR.

MultirãoCEI [2].jpg
Ação contou com empregados e voluntários.
Fotos: Diego Ferreira e Daniel Oliveira

No ano de 1998, um vendaval destelhou a creche e durante um ano as crianças ficaram sem acolhimento escolar. O acontecido fez com que os moradores se organizassem para reerguer a creche e, em Dezembro de 1999, o local voltou a funcionar com o nome de Maria Cazetta. Atualmente ela comporta 235 educandos e 63 funcionários contratados, além daqueles que ajudam voluntariamente.

A iniciativa partiu da ideia de construção de uma agrofloresta no local, com um grupo pequeno do Congresso do Povo. No entanto, o projeto teve tanto êxito que se expandiu para os mutirões que acontecem até hoje.

Além da limpeza e revitalização do espaço, que se encontrava cheio de lixo e entulhos, o CEI também recebeu a doação de 300 litros de iogurte e 100 peças de queijos vindos da cooperativa da Reforma Agrária Campo Vivo de Arapongas-PR.

Os mutirões realizados até agora construíram, além da horta, novos espaços de desenvolvimento de atividades para as crianças. O objetivo do Congresso do Povo é continuar os mutirões não só na creche, mas sim em outros locais.

MultirãoCEI [4].jpg
CEI também recebeu doação de alimentos.
Fotos: Diego Ferreira e Daniel Oliveira

A agricultora Erika Nascimento participou do mutirão relatou a importância da ação para os produtores. “Estamos tento a oportunidade de mostrar que a nossa luta é para os trabalhadores do campo e da cidade”, afirmou.

Congresso do Povo

A iniciativa do Congresso do Povo é da Frente Brasil Popular, que reúne cerca de 80 entidades nacionais. O Movimento organiza outras ações nos marcos do Congresso em Curitiba e em outros municípios do estado.