Em Sergipe, MST cobra do Incra avanços na política da Reforma Agrária

Ato faz parte da Jornada Nacional de Lutas pela Reforma Agrária no estado
Abril_SE2.jpeg
Ação na sede do Incra em Sergipe. Foto: Luiz Silva

Por Luiz Silva
Da Página do MST

Neste 17 de abril, Dia Internacional da Luta Camponesa pela Reforma Agrária, as famílias acampadas e assentadas de Sergipe estão ocupando as instalações da superintendência do INCRA em Sergipe.

A ação faz parte da Jornada Nacional de Lutas pela Reforma Agrária em Sergipe, que este ano tem como lema: “Direitos camponeses já, com Reforma Agrária e Justiça Social”.

O ato realizado é hoje em memoria dos 19 companheiros Sem Terra assassinados impunemente a 23 anos atrás no chamado “Massacre de Eldorado dos Carajás,” comandado pelo coronel Mário Colares Pantoja no Estado do Pará.

Para Odair José, da coordenação nacional do MST, “Neste 17 de abril, não é dia de silenciar, é dia de relembrar os 21 companheiros impunemente assassinados no Eldorado de Carajás, e dia de lutar por uma reforma agrária popular, pela previdência pública e social e contra as privatizações.”

Organizadas no Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), as famílias solicitam o atendimento da pauta pela superintendência. Dentre as demandas solicitadas está a continuidade e fortalecimento dos cursos PRONERA, assistência técnica continuada nos assentamentos, obtenção de terras para pagar as fazendas já decretadas, água potável nos assentamentos e apoio as feiras da Reforma Agrária.

“O INCRA é do povo Sem Terra, quilombola, trabalhador e de todos que lutam pelo direito a terra, é por isso que o MST exige uma posição da superintendência para que receba todas as famílias sem exigências do CNPJ, pois o trabalho da ouvidoria agrária é justamente ouvir as pessoas que estão na luta pela terra”, concluiu Odair José.

 

 

Editado por Fernanda Alcântara