MST realiza 3ª Semana Sociocultural da Reforma Agrária em Atalaia

Ação terá diversas atividades, como doação de alimentos da Reforma Agrária, torneio de futebol, oficinas, shows e bingo

 

Semana Ouricuri.png

Da Página do MST
 

A programação diversificada marca a realização da 3ª Semana Sociocultural da Reforma Agrária, realizada pelo MST no Povoado Ouricuri, em Atalaia, na Zona da Mata de Alagoas. A atividade  acontece do dia 2 ao dia 5 de maio, e pretende reunir centenas de pessoas do povoado, além dos trabalhadores e trabalhadoras Sem Terra acampados e assentados na região.
 

“Esse é um verdadeiro festival cultural que ocupa o Povoado Ouricuri, organizado pelos trabalhadores e trabalhadoras rurais no objetivo de ocupar o povoado com arte, esporte e ações de solidariedade”, explicou Ermany Dornelles, assentado da região. “A Semana Sociocultural quer trazer para o Povoado e para as áreas de Reforma Agrária da região aquilo que nós queremos viver cotidianamente no nosso dia a dia, que por muitas vezes é esquecido pelo Poder Público local”.
 

De acordo com Ermany, a programação variada será atração para todas as idades: “desde atividades de recreação para as crianças, oficinas de produção de bolos, pães e artesanato, cinema e torneio de futebol. Serão quatro dias intensos de programação e integração entre o povoado e os assentados e acampados”.
 

Diferenciando das edições anteriores, a 3ª Semana Sociocultural traz na programação uma série de agendas de solidariedade dos Sem Terra com os moradores do povoado, como exemplo da doação de alimentos da Reforma Agrária, planejada para o período da manhã do próximo sábado (4), além da limpeza e pintura do Clube e da Quadra de Esportes da Ouricuri, que, em mutirão, os Sem Terra restauraram para utilização dos moradores do Povoado.
 

“Vamos partilhar com o povoado um pouco da expressão concreta da nossa luta pela terra: a produção de alimentos saudáveis. Macaxeira, banana, batata, feijão… Queremos celebrar com os moradores da Ouricuri a força e a materialização da luta pela Reforma Agrária”, destacou Dornelles.
 

Ainda segundo Ermany, desde a chegada dos Sem Terra na região, uma série de conquistas foi alcançada para a população. A exemplo da estrada que liga o povoado à cidade de Atalaia e a construção da Ciranda Infantil Dorcelina Folador, espaço educativo que atente as crianças da região. “Queremos que essa semana seja mais um marco da nossa aliança para a organização e conquistas para o povo que vive aqui”.
 

O povoado é localizado em uma das áreas que antes funcionava a antiga Usina Ouricuri, fechada há mais de duas décadas na região de Atalaia. Hoje ao seu redor uma série de áreas da Reforma Agrária, conquistadas a partir da luta de ex-funcionários da Usina pelas terras e direitos trabalhistas na época.
 

Confira a programação completa da 3ª Semana Sociocultural da Reforma Agrária:
 

Quinta-Feira (02)

Cinema da Terra

Sexta-Feira (03)

Ações e cuidados em saúde

Cinema da Terra

Sábado (04)

Ações e cuidados em saúde bucal

Doação de Alimentos da Reforma Agrária

Oficinas

Recreação Infantil

Mutirão Social

Cinema da Terra

Domingo (05)

Torneio de Futebol

Bingo Popular

Show