No Ceará, Arena Castelão recebeu a final da 1ª Copa Estadual da Reforma Agrária

Campeonato envolveu 150 equipes, somando mais de 2550 atletas de acampamentos e assentamentos
Foto_Aline [6].jpg
Arena Castelão recebeu a final da 1ª Copa Estadual da Reforma Agrária – Fotos Aline Oliveira

Por Aline Oliveira
Da Página do MST

 

Na manhã desta quinta feira (02), a Arena Multiuso, conhecida popularmente como Arena Castelão, recebeu a final da 1ª Copa estadual da Reforma Agrária. Os jogos foram iniciados por volta das 9 horas e contou com um público de mil trabalhadores dos assentamentos e acampamentos do Ceará.
 

Os finalistas representavam os 150 times que participaram da disputa durante as etapas locais, regionais do campeonato. Também participaram do evento representantes da Secretaria de Esporte e Juventude e do Governo do Estado, além de militantes do MST e parlamentares, dentre outros.
 

Foto_Aline [1].jpg
Foram 150 equipes envolvidas nesta Copa

A final contou com disputa entre os times Barrado Leme (Pentecoste) e Novo Horizonte (Tururu), pela categoria feminina e Acampamento 1º de Maio (Sobral) e Mulungu (Tururu) pela categoria  masculina. Além das partidas oficiais do campeonato, houve ainda uma partida entre “o time do MST” versus “os amigos do MST”.

Para Genivando Santos, da coordenação da Copa Estadual,  a primeira Copa da Reforma Agrária é um dos maiores eventos esportivos dos assentamentos e acampamentos do MST no Brasil. “Durante estes cinco meses, 150 equipes foram envolvidas, somando mais de 2550 atletas. Foi um momento de festivo, de confraternização e fortalecimento das nossas relações sociais.”
 

Santos também ressaltou a importância do esporte na vida cotidiana para a organização política dos assentamentos e acampamentos. “Para nós do MST vai muito além de uma simples disputa, é como um instrumento de mobilizador da juventude, de homens e mulheres. Promovemos  o debate e encaramos a Copa como um espaço de construção de dignidade de promoção de cidadania, mas acima de tudo, de organização política e de coletividade”.
 

Foto_Aline [3].jpg
Final da Copa contou com MST x Amigos do MST

Rogerio Pinheiro, Secretário de Esporte e Juventude do Estado do Ceará, parabenizou todas as equipes pelo campeonato e reafirmou o compromisso de realização da 2ª Copa Estadual da Reforma Agrária “e neste ano de 2019, queremos realizar a segunda edição da Copa” afirmou Pinheiro.
 

A 1ª Copa Estadual da Reforma Agrária é uma realização da Associação de Cooperação Agrícola do Estado do Ceará (ACACE), com o patrocínio do Governo do Estado do Ceará, através da Secretaria de Esporte e Juventude (SEJUV) e apoio do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). O campeonato teve como objetivo oportunizar as práticas esportistas nas áreas rurais, contribuindo na integração e trocas de experiências entre os jovens que vivem nesses assentamentos e acampamentos.

 

Editado por Fernanda Alcântara