Semana do Meio Ambiente mobiliza escolas em Rondônia

Estudantes realizam atividades com foco na preservação ambiental
LRM_EXPORT_148140537700355_20190604_161017787.jpeg
Centro Culturarte recebe sete escolas da região de Ariquemes (RO), universidades e institutos. Foto: Divulgação MST

 

Por Kellyto Trindade
Da Página do MST

 

O Centro Culturarte Rosangela Reis, localizado no assentamento Madre Cristina, em Ariquemes (RO), realiza desde a última terça-feira (4) a 1º Semana do Meio Ambiente. 

As atividades seguem até sábado (8) com o objetivo de debater a importância da relação da humanidade com a natureza e toda sua biodiversidade. Pensando nisso, os estudantes desenvolvem ações no campo da arte e da cultura como instrumentos que garantem a formação humana.

O Centro recebe sete escolas, entre elas, algumas escolas polos da região de Ariquemes, representantes de universidades e institutos educacionais, como a Universidade Federal de Rondônia (UNIR), o Centro Técnico Instituto Estadual de Educação Abaitará (Centec Abaitará), EFAS e o Instituto Federal de Rondônia (IFRO).

No dia 4, foram realizadas visitas nas escolas Henrique Dias e Arco-iris, onde os estudantes conheceram as produções agroecológicas desenvolvidas e as atividades de preservação nas nascentes dos rios. Além disso, estudaram a história e a luta do assentamento Madre Cristina.

Nesse mesmo dia, com o apoio das universidades e instituições de ensino, foram desenvolvidas oficinas para discutir as “Políticas Públicas do ensino médio: Construção coletiva Região Norte”, com a contribuição da educadora Lara Cristina Cioffi. São realizadas ainda oficinas de artesanato com bambus e pneus.

 

*Editado por Wesley Lima