Colégios do Campo realizam a IV Maratona Educacional Valmir Mota

Competição aconteceu no município de Cascavel, no Paraná
Foto_Geani Paula (5).jpeg
Esportes oferecidos em escola do campo de Cascavel vai além do futebol. Foto: Geani Paula de Souza​

Por Geani Paula de Souza
Da Página do MST

Nesta quarta-feira (12), estudantes, professores da comunidade do assentamento Valmir Mota, no município de Cascavel, região oeste do Paraná, realizaram a “IV Maratona Educacional Valmir Mota”.

Com o objetivo de estimular o desejo pelo esporte, o Colégio Estadual do Campo Aprendendo com a Terra e com a Vida, e a Escola Municipal do Campo Zumbi dos Palmares, já realizam conjuntamente esta maratona desde o ano de 2016.

Foto_Geani Paula (4).jpeg

A corrida teve várias modalidades de distâncias: de 500 metros, para as crianças menores; de 1.000 metros; e a maior, de 3.000 metros.

Desde 2016, muitos jovens se motivam a praticar outros esportes, não apenas o futebol. Segundo o professor de educação física Adroaldo Klock, foi a partir das maratonas que muitos despertaram o desejo pelo atletismo.

“O esporte é fundamental para as questões tanto da saúde física dos estudantes quanto para as relações sociais que são construídas no espaço da escola. Participar dos jogos é motivador até para a questão dos estudos”, diz Klock.

A preparação para a maratona é feita no início do ano no plano de ação das escolas, e assim é uma atividade fixa do calendário escolar. Para o diretor do colégio estadual, Gilson Gonçalves, esta é uma atividade que tem como um dos objetivos o envolvimento do coletivo das duas escolas, e também uma motivação para os estudantes.

“É uma forma de fazer com que todos os estudantes participem e de envolver todo o coletivo das duas escolas. A atividade de educação física é importante para a saúde, e também uma forma de motivar os estudantes a se envolverem com a escola e motiva eles á estudar também”, afirma o diretor.

* Editado por Fernanda Alcântara