Sem Terra participam da 15ª Feira Latino Americana de Economia Solidária

Evento ocorre de 11 a 14 de julho em Santa Maria, na região Centro do RS
Feira de SM 2017 - Foto Catiana de Medeiros.jpg
Feira de Santa Maria 2017 – Foto: Catiana de Medeiros

Por Maiara Rauber
Da Página do MST

 

Como forma de resistência, assentados e acampados da reforma agrária voltam à Feira Internacional do Cooperativismo (Feicoop) em sua 26ª edição para reafirmar seus projetos de agricultura camponesa. Os Sem Terra participarão também da 15ª Feira Latino Americana de Economia Solidária (Ecosol) nos pavilhões do Centro de Referência de Economia Solidária Dom Ivo Lorscheiter, em Santa Maria, na região central do Rio Grande do Sul. Os eventos ocorrem entre os dias 11 a 14 de julho.
 

O tema deste ano é “Construindo a sociedade do bem viver: por uma ética planetária”. Para Salete Carolo, da direção do MST, significa dizer e reafirmar a resistência ativa do movimento em relação ao projeto da reforma agrária. A feira é um importante propulsor de ideias, compartilhamento de experiências, formação, exposição de produtos e serviços para comercialização para que seja garantido o sustento de centenas de famílias.
 

O movimento levará na edição deste ano mais de 30 itens para comercialização, sendo que a maioria dos alimentos possui certificação orgânica. De acordo com Salete, o MST terá mais de 10 bancas, as quais serão organizadas no Túnel da Reforma Agrária. No local estarão cerca de 30 feirantes, que vivem em assentamentos e acampamentos das várias regiões do estado, entre elas Norte, Missões, Serrana, Metropolitana, Sul, Campanha e Fronteira Oeste.
 

Salete ainda reforça que o papel dos Sem Terra na feira é dar destaque à produção da diversidade dos alimentos agroecológicos, como os vários tipos de feijão e arroz, farinhas de arroz, de trigo e de milho, linhaça, suco de uva, geleias de uva e amora, leite em pó, biscoitos, pães, bolachas, cucas, hortifrutigranjeiros, queijos, pizzas pré-assadas, batata-doce, abóbora, mandioca, amendoim, mel, ovos, melado, café, ervas medicinais, frango caipira, café orgânico, erva mate orgânica, fitoterápicos e artesanatos.

“É a reafirmação do nosso projeto de agricultura que também passa pela integração, pelo envolvimento e pelo  trabalho direcionado das mulheres e da juventude no campo”, completa Salete.
 

Sem Terra contra a Mineração no RS
 

Ato Público contra a mineração na Feicoop.jpeg

No terceiro dia de feira, 13, ocorrerá às 14 horas na Tenda da Resistência o ato público sobre as denúncias dos povos contra as mineradoras e os desastres ambientais. O evento é promovido pelo MST, Movimento Pela Soberania Popular na Mineração (MAM), Levante Popular da Juventude, Fundação Luterana de Diaconia (FLD) e Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais (Abong). O debate terá a participação de Michele Ramos, militante do MAM; Hélio Sato, assessor técnico da Cáritas Brasileira – Regional MG; e representantes de atingidas e atingidos pela Barragem de Fundão, em Mariana (MG). Neste mesmo dia, às 16 horas, haverá a Plenária de Mobilização do FSResistencia2020. 
 

Serviço

Túnel da Reforma Agrária na 15ª Feira Latino Americana de Economia Solidária (Ecosol)  

11 a 14 de julho de 2019

Santa Maria/RS: Centro de Referência Em Economia Solidária Dom Ivo Lorscheiter (Rua Heitor Campos, próximo à Basílica da Medianeira)