MST presta solidariedade às vítimas de tragédia em Coronel João Sá (BA)

Mais de 1,5 toneladas de alimentos são doados pelo MST aos atingidos por barragens no Nordeste da Bahia.
WhatsApp Image 2019-07-19 at 18.15.31.jpeg
MST realizou a entrega de vestimentas e alimentos / Foto: Coletivo de Comunicação do MST da Bahia

Por Coletivo de Comunicação da Bahia

Na última quinta-feira (11), se rompeu a barragem que fica no povoado do Quati, localizado na cidade de Pedro Alexandre, Nordeste da Bahia, deixando mais de 2.080 vítimas, que estão desalojadas e desabrigadas na cidade cidade vizinha, Coronel João Sá.

A cidade de Coronel João Sá tem cerca de 17 mil habitantes, 14.400 foram prejudicados, alguns com suas casas alagadas outros com perda de móveis e eletrodomésticos, mais de 4 mil alunos estão sem aulas, pois os atingidos estão abrigados nas escolas municipais.

O rompimento da barragem, que é um crime ambiental, trouxe comoção e ações da sociedade. O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) da Regional Nordeste se prontificou em fazer arrecadações, vindas de varias áreas de acampamentos e assentamentos, para assim poder contribuir com doações de
vestimentas e alimentos vindos das áreas de reforma agrária.

 

WhatsApp Image 2019-07-19 at 18.15.23 (1).jpeg
Foram doados mais de 1,5 toneladas de alimentos oriundos da Reforma Agrária e 300 peças de roupas / Foto: Coletivo de Comunicação da Bahia

Nessa sexta-feira (19), a militância do MST do Nordeste baiano realizou a entrega de vestimentas e alimentos aos companheiros que foram vitimas desse crime ambiental.

Para Antonio Marcos de Jesus, conhecido como Marquinhos, atual dirigente da Regional Nordeste, esse é o momento de exercermos mais uma vez a solidariedade entre os povos.

“Somos um povo do campo, organizados no movimento social, que busca a fraternidade, e tantos outros valores humanistas. Nesse momento onde parte da classe trabalhadora precisa de ajuda, nós não podemos permanecer inertes a essa realidade, pelo contrário, estamos aqui doando um pouco de cada assentado e acampado, estamos aqui compartilhando vida e acima de tudo se compadecendo a realidade alheia” conclui Jesus.

Foram mais de 1,5 toneladas de alimentos oriundos da reforma agrária, mais de 300
peças de roupas que foram doados neste ato de solidariedade aos atingidos.

Neste ato o MST se colocou a disposição para continuar ajudando as famílias e apoiando
a causa em respeito a vida.

*Editado por Yuri Simeon