Movimentos populares homenageiam Ulisses Manaças

O ato teve como objetivo preservar e multiplicar as lutas contra as injustiças e a violência
20190814_153750.jpg
O ato, carregado de muita emoção, recordou a vida e luta do grande comandante. Foto: Carlinhos Luz

 

Por Carlinhos Luz
Da Página do MST

 

Nesta última quarta-feira (14) completou um ano do falecimento de Ulisses Manaças, dirigente nacional do MST pelo estado do Pará.

A homenagem ao dirigente aconteceu no espaço Vadião na Universidade Federal do Pará (UFPA), as margens do rio Guamá, e reuniu diversos movimentos populares, professores, pastorais, estudantes e familiares de Ulisses.

O ato, carregado de muita emoção, recordou a vida e luta do grande comandante cabano que, desde muito jovem, optou pela luta em defesa das causas populares e do povo.

Legado

20190814_154048.jpg
A homenagem aconteceu na UFPA.
Foto: Carlinhos Luz

Ulisses começou sua luta a partir da Comunidade Eclesial de Base da Jabatiteua, bairro onde morou por muitos anos, até chegar ao MST. No Movimento, ele dedicou grande parte de sua vida à luta pela Reforma Agrária e pelas famílias Sem Terra.

O grande legado que Ulisses deixou para os povos da Amazônia, que lutam por justiça e liberdade, foi a determinação de defender seus ideais até as últimas consequências e de ter a clareza de que só existe conquista com luta.

LEIA MAIS: Não tive tempo para ter medo!

Nesse sentido, o ato reafirmou as lutas contra as injustiças e a violência que os povos da Amazônia sofrem, bandeiras levantadas por Ulisses em vida. Além disso, defendeu a Reforma Agrária e a educação do campo como plataformas de luta dos trabalhadores e das trabalhadoras.

 

*Editado por Wesley Lima