Feira da Agricultura Familiar movimenta Universidade Federal do Sul da Bahia

Cerca de 50 agricultores familiares participaram expondo sua produção de alimentos saudáveis

 

Feira UFSB [2].jpg
 Atividade incluiu debate de questões raciais, agroecologia e reforma agrária, manejo e conservação do solo, comércio justo e consumo responsável. Fotos: Coletivo de Comunicação do MST na Bahia

 

Por Coletivo de Comunicação do MST na Bahia
Da Página do MST
 

Aconteceu nesta sexta feira (23) mais uma edição da “Feira da Agricultura Familiar” Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), com temática “Mulheres e jovens na produção e no consumo saudável e solidário”.

A feira contou a presença de cerca de 50 agricultores, oriundos agricultura familiar que é realizada no campus da UFSB no município de Teixeira de Freitas, extremo sul baiano. Além da comercialização de produtos saudáveis, as pessoas que estiveram na feira puderam participar de oficinas, palestra e roda de conversas.

A programação dinâmica chamou a atenção dos presentes, que puderam debater temas  questões raciais, agroecologia e reforma agrária, manejo e conservação do solo, comércio justo e consumo responsável.

Esta edição contou com a presença da secretaria da Secretaria de Promoção a Igualdade Racial (SEPROMI), a doutora Fabya Reis. Além de prestigiar o evento comprando produtos agroecologicos para sua casa, Fabya também debateu a questão racial em uma das palestras.

De acordo Eliane Kai, da Escola Popular de Agroecologia e Agrofloresta Egídio Brunetto, a proposta era incentivar a produção agroecológica. O projeto da Escola Popular já vem sendo executado há cerca de quatro anos com jovens e mulheres e esta edição da feira surgiu como culminância.

“Nós temos de tudo: abóbora, feijão, ovos caipira, hortaliças, aipim, artesanato também. Tudo produzido sem veneno para a mesa da população de Teixeira de Freitas“, completou Kai.

Ana Cristina Amaral, professora do município de Teixeira de Freitas, ressaltou a importância de um espaço pedagógico como esse para conta se conhecimento entre o campo e a cidade. “Além de levar alimento saudável para nossa casa, carrego uma bagagem de conhecimento” conclui Amaral.
 

A Feira de Agricultura Familiar da UFSB ocorre quinzenalmente, ao lado da Policlínica Regional.