Feira em Alagoas realiza conferência sobre alimentação saudável em praça pública

Com a presença de parlamentar e atriz, conferência “Alimentação Saudável: um direito de todas e de todos” acontece durante a 20ª Feira da Reforma Agrária do MST no estado
Feira Alagoas [8].png

Por Gustavo Marinho
Da Página do MST

 

Compondo a programação da 20ª Feira da Reforma Agrária organizada pelo MST em Maceió, que acontece na Praça da Faculdade desde a manhã da última quarta-feira (04), a Conferência “Alimentação Saudável: um direito de todas e de todos” acontece a partir das 10 horas dessa quinta (05), com a presença do Deputado Federal pelo estado de São Paulo, Nilto Tatto, da atriz e ativista, Pally Siqueira, e de João Paulo Rodrigues, que integra a coordenação nacional do MST.

“Esse é um momento muito esperado para nós que estamos construindo mais uma edição da Feira da Reforma Agrária em Maceió. É mais uma possibilidade de ampliarmos e qualificarmos o debate com a sociedade em torno de um tema tão fundamental para as nossas vidas que é o debate sobre o que chega em nossa mesa”, explicou Débora Nunes, da coordenação nacional do MST.

De acordo com Nunes, que também integra o Setor de Produção, Cooperação e Meio Ambiente, a Conferência que será realizada na Praça da Faculdade será mais um espaço na programação geral da Feira para debater a luta pela produção de alimentos saudáveis, além da luta contra o uso dos agrotóxicos no Brasil.

 

Feira dia 2 [7].jpg

“Estamos vivendo um período assombroso no que diz respeito à liberação indiscriminada do uso de agrotóxicos no país. O governo Bolsonaro quase que libera um veneno por dia para chegar no campo brasileiro, entre eles venenos altamente tóxicos para a saúde humana”, explicou.

Ainda segundo Nunes, boa parte dos agrotóxicos liberados no Brasil, são proibidos em diversos outros países da América e da Europa, o que coloca o Brasil hoje entre os países que mais consomem agrotóxicos no mundo, com média de 7,3 litros de veneno por ano para cada um dos brasileiros e brasileiras.

“Articular esse debate com a nossa luta pela alimentação saudável, materializada aqui na nossa Feira pelas toneladas de alimentos que estão sendo comercializados aqui, é um caminho importante para envolver mais alagoanos e alagoanas na luta contra os agrotóxicos e em defesa da Reforma Agrária, que coloca comida sem veneno na mesa do povo”, destacou Débora.

Acompanhe também pelo twitter as aspas da Conferência “Alimentação Saudável, um direito de todos e todas”, que contou com Pally Siqueira, João Paulo Rodrigues e o deputado federal Nilto Tato: https://twitter.com/MST_Oficial/status/1169603741273772032?s=19

*Editado por Fernanda Alcântara