No Rio de Janeiro, artistas comemoram 1 ano de Armazém do Campo

A luta pela terra e pela alimentação saudável aproximam mais e mais pessoas
Artistas apoiam a Reforma Agrária e parabeniza a rede Armazém do Campo. Foto_Divulgação MST.png
Nesse 1 ano de existência, o Armazém do Campo construiu várias amizades. Foto: Divulgação MST

Por Wesley Lima
Da Página do MST

É na Lapa, tradicional bairro boêmio do Rio de Janeiro, reduto de expressões artísticas e culturais diversas, que está localizada mais uma loja da rede Armazém do Campo, organizada pelo MST, que comemora neste mês de setembro um ano de existência.

Alguns exemplos vivos da arte e cultura brasileira, expressada nas telenovelas, palcos de shows, teatro e universidades, marcam presença na loja, cuja arquitetura, ainda do tempo colonial, apresenta um ambiente inspirador.

Ou seja, quando a bandeira da alimentação saudável é hasteada no centro do Rio, artistas e intelectuais se aproximam ainda mais para conhecer de perto e participar de debates importantes, como a luta pela terra, pela Reforma Agrária, Soberania Alimentar e a produção de alimentos saudáveis.

Todos esses temas fazem parte do processo de gestação do Armazém do Campo, que ao estar estrategicamente bem localizado, se consolida também como um espaço amplo de expressão da arte e da cultura popular, aproximando mais e mais pessoas.

Alimentos saudáveis sim!

Nesse 1 ano de existência, o Armazém do Campo construiu várias amizades. Um exemplo disso é a presença da atriz, humorista, apresentadora e diretora brasileira Maria Cristina Teixeira Pereira, mais conhecida como Cristina Pereira, que comemora junto ao MST o aniversário da loja.

Pereira tem um histórico de luta em defesa dos Direitos Humanos e sempre se posicionou em defesa dos direitos dos trabalhadores. Ao parabenizar o Armazém do Campo pela data, ela afirma que a loja é um espaço de alimentos saudáveis e comidas gostosas para todos.

 

Majur, cantora e compositora, foi um dos rostos marcantes que esteve no Armazém do Campo do Rio para comemorar esse primeiro ano de existência da loja. Negra, não-binário e baiana, a cantora apresenta um repertório forte, falando de amor, negritude e tombamento.

Pelas redes sociais, Majur destacou a qualidade dos produtos do Armazém do Campo, depois de levar para casa alguns dos 450 itens que são comercializados hoje no Rio.
 

Majur almoçou no Armazém do Campo e levou para casa produtos da Reforma Agrária. Foto_ Acervo pessoal.jpg
Majur almoçou no Armazém do Campo e levou para casa produtos da Reforma Agrária.
Foto: Acervo pessoal

O ator brasileiro, de ascendência paraguaia e brasileira, nascido no México, Chico Díaz, já é de casa. Visitante regular do Armazém, Díaz participa das atividades culturais e dos atos políticos, além de sempre levar para casa algum produto da loja.

Para ele, é uma alegria e honra poder comemorar esse momento e fala também da importância de se discutir a produção e o consumo de alimentos saudáveis.
 

 

A nordestina e atriz Pally Siqueira é uma das figuras mais marcantes que comemorou o aniversário do Armazém do Campo. Se posicionando contra a ameaça de despejo no Centro de Formação Paulo Freire, localizado no assentamento Normandia, em Caruaru (PE), ela repudia a liminar de reintegração de posse e enfatiza que não existem argumentos para expulsar e fechar o espaço que tem atuado na formação de trabalhadores e na produção de alimentos.

 

Pally denunia ameaça de despelo no Centro Paulo Freire. Foto_Thamires Martins.jpg
Pally Siqueira se posicionou contra o despejo no Centro de Formação Paulo Freire.
Foto: Thamires Martins

 

*Editado por Yuri Simeon