Conheça o Arajuba: o mel agroecológico da Reforma Agrária Popular

Mel produzido nos apiários organizados pelos jovens do MST em Alagoas é sucesso todos os anos na Feira da Reforma Agrária

 

Foto 02 Vinícius Braga.jpg
Projeto Arajuba já é desenvolvido no estado de Alagoas há 4 anos. Fotos: Vinícius Braga

Por Vinícius Braga
Da Página do MST

A 20º edição da tradicional Feira da Reforma Agrária em Maceió, realizada no início de setembro desse ano, contou com um componente pra lá de adocicado. Trata-se do mel do Projeto Arajuba, que fortalece a apicultura junto a centenas de jovens acampados e assentados da Reforma Agrária do estado de Alagoas.
 

O Projeto é desenvolvido há quatro anos, o mesmo período em que a banca dos jovens apicultores ocupa um dos espaços da Feira organizada pelo MST em Maceió. Somente na edição anterior, foram cerca de 150 litros de mel que vieram dos apiários Sem Terra para a Feira. 
 

Foto 03 Vinícius Braga.jpg

“Nossa participação foi muito positiva, conseguimos dialogar sobre o que é o Arajuba, onde os nossos apiários estão inseridos, fazer propaganda dos nossos produtos vindo do mel e também os outros produtos que a gente quer ter da nossa linha do Arajuba, como a própolis, o pólen. Também falamos um pouco da nossa organização, de onde vem e do que está por trás desse mel que é a organização da juventude no Sertão” explica Aline Oliveira, uma das coordenadoras do projeto no Alto Sertão.

De acordo com Aline, o mel fruto do Arajuba possui diferenças com o mel convencional comercializado nos mercados da capital, o que gera a curiosidade do público que visita a barraca.
 

“A gente vai explicando que é por conta da florada, né? Os diversos tipos de floradas que a gente tem na caatinga e, mais uma vez, a sociedade maceioense vem aceitando muito bem, porque o nosso mel é diferente do mel que eles têm aqui na região, que é só de um tipo de flor.”
 

Em 2019, a participação do Arajuba na Feira inaugurou o espaço do Armazém do Campo, rede de lojas do MST, que foi idealizada para a comercialização de alimentos da Reforma Agrária Popular, já presente em vários estados do país, trazendo para Maceió uma diversidade de produtos das cooperativas e agroindústrias do MST.
 

*Editado por Fernanda Alcântara