Curso de Serviço Social da UFT lança turma do Pronera

A turma é formada por integrantes dos movimentos populares e sindicais do campo
eebabe4a-3594-41c9-ae36-0cae2d9558ec (1).jpg
Divulgação MST 

 

Por Hony Riquison Sobrinho
Da Página do MST 

Começou nesta quinta-feira (10), o seminário de abertura do curso de graduação em Serviço Social na Universidade Federal do Tocantins, o curso faz parte do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera) e será realizado no Campus da UFT de Miracema. 

A turma é formada por integrantes dos movimentos populares e sindicais do campo, famílias beneficiarias de projetos de assentamentos criados ou reconhecidos pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e do Programa de Crédito Fundiário (PNFC). Das vagas, 50% foram destinadas para candidatos que cursaram integralmente o ensino médio em escolas públicas; outros 5% das vagas foram destinadas para etnias indígenas e 5% para quilombolas.

Trabalhadores rurais de todas as regiões do Tocantins e estados vizinhos como Maranhão e Pará compõem a turma que tiveram 60 vagas ofertadas.

Segundo Jorge Luis Ruberto, 24 anos, do acampamento Padre Josimo, localizado no município de Carrasco Bonito, região do Bico do Papagaio: “curso tem como objetivo formar assistentes sociais para atuar nos seus territórios, nos acampamentos e assentamentos, formando profissionais que discutem políticas publicas, principalmente nas áreas da saúde e educação”. 

c7f18254-f552-49a6-afb9-ec49bb972c61.jpg
Divulgação MST 

A abertura do seminário contou com uma mesa composta pela vice reitora da Universidade Federal do Tocantins professora Dr. Ana Lúcia Medeiros, professora Dr. Kalina Ligia representando a direção do Campus Miracema, Rosemeire Santos representante da ABEPSS, Egle Roberto Menezes de Melo, o representante da Superintendência Regional do Incra, além de integrantes de movimentos populares como o MST, COEQTO (Coordenação estadual dos Quilombolas do Tocantins) e FETAET  (Federação dos trabalhadores na Agricultura do Tocantins e Levante Popular da Juventude).

Após a cerimonia de abertura foi proferida uma aula magna com o tema: Serviço Social e a Questão da Terra com a professora Mestra Maria José Antunes que atualmente é a Coordenadora Geral do Curso de Serviço Social pelo Pronera.