18° Encontro Estadual dos Sem Terrinhas do MST no Pará

Foram três dias de diversão e aprendizado dedicado a mais de de 200 educandos
Ao todo, mais de 200 Sem Terrinhas participam do encontro. Foto: Polli Soares

Por Viviane Brigida
Da Página do MST

Acontece de 27 a 29 de novembro de 2019, no assentamento Lourival Santana, em Eldorado dos Carajás, o encontro das crianças Sem Terrinha do estado do Pará. Com o tema: “Sem Terrinhas em movimento por escola, terra e dignidade”, crianças de todas as regionais do MST, representando áreas de acampamento e assentamentos do movimento, compartilham alegrias e respeito aos valores de sociabilidade humana.

Crianças terão oportunidade de aprender a dançar o carimbó, ritmo paraense considerado patrimônio cultural do estado. Foto: Polli Soares

Ao todo, serão mais de 200 Sem Terrinhas e 45 educadores(as), além de palestrantes de oficinas. O encontro realiza atividades como contação de histórias, oficinas de capoeira, arte e comunicação, além da oportunidade de aprender a dançar o carimbó, ritmo paraense considerado patrimônio cultural do estado.

Nesta quinta-feira, 28, foi realizada a palestra sobre alimentação saudável e exibição de filmes, jogos teatrais, oficina de percussão. Pela noite, o tema será o internacionalismo: “Sem Terrinha à procura de Mbira, em Moçambique”.

As atividades também estão sendo desenvolvidas com adolescentes e conta com a participação de 50 jovens entre 12 e 17 anos, que moram nas áreas de acampamento e assentamento de todas as regionais.

O encontro estadual dos Sem Terrina ocorre em tempos difíceis para os trabalhadores e trabalhadoras vivem sob ameaças de despejos e perseguição na luta pela terra. Diante à violência do estado, as crianças Sem Terra se organizam e compartilham esperança. A luta por reforma agrária segue, os sonhos de um mundo melhor se semeia.

No último dia de atividade, as crianças realizarão uma marcha para denunciar a violência contra as famílias sem terra e contra o fechamento das escolas no campo. Atualmente são mais de sete mil escolas do campo fechadas no Estado do Pará, segundo o Fórum Paraense de educação do Campo.

“Crianças e adolescentes têm direito à educação, visando ao pleno desenvolvimento de sua pessoa, preparado para o exercício da cidadania e qualificação para o trabalho, assegurando-lhes; acesso à escola pública e gratuita próxima de sua residência” é que assegura o Estatuto da Criança e Adolescente (ECA/1990, Art.53, V). Neste sentido, os Sem Terrinha, nestes dias, se apropriam de conhecimento com muito alegria e animação.

*Editado por Fernanda Alcântara