Sem Terra realizam ato em Alagoas contra a violência e a impunidade no campo e na cidade

Ação faz parte do Dia Estadual de Luta contra a Violência e a Impunidade no Campo e na Cidade
O Dia marca o assassinato de Jaelson Melquíades, dirigente do MST na região, morto há 14 anos. Foto: Gustavo Marinho

Por Gustavo Marinho
Da Página do MST

Centenas de trabalhadores e trabalhadoras rurais de diversas regiões de Alagoas realizam na manhã de hoje (29) uma mobilização em frente ao Fórum José Jerônimo de Albuquerque, em Atalaia, na Zona da Mata do estado.

O dia marca o assassinato de Jaelson Melquíades, dirigente do MST na região, morto há 14 anos em uma emboscada sob ordem dos latifundiários do município. “Desde o assassinato de Jaelson, o dia 29 de novembro, para nós, trabalhadores e trabalhadoras rurais Sem Terra, é mais um dia de denunciarmos a violência contra aqueles e aquelas que lutam pelos seus direitos no campo”, destacou José Neto, da Direção Nacional do MST.

O ato que reúne camponeses e camponesas de todo o estado de Alagoas, também conta com a presença de lideranças religiosas que realizam um ato ecumênico em memória aos que tombaram na luta pela terra em Alagoas e no Brasil.

Foto: Gustavo Marinho

“Manter a memória da vida e da luta dos trabalhadores que tombaram é também uma forma de honrar o sangue derramado na luta pela terra e pela Reforma Agrária”, reforçou o dirigente. “É com essa memória viva, com a nossa produção de alimentos saudáveis, com a nossa luta por tudo que nos é de direito que vamos dar respostas aqueles e aquelas que nos querem mortos”.

Ainda de acordo com José Neto, o ato também carrega a denúncia da impunidade frente aos casos de violência no campo. “Mesmo assassinado há 14 anos, o caso de Jaelson Melquíades continua aberto, somente um executor do crime foi preso e os mandantes continuam em liberdade”, disse.

“Esse é apenas um caso que retrata a impunidade que sustenta e fortalece a violência no campo. Se formos olhar o histórico dos assassinatos de trabalhadores rurais em Alagoas vamos nos deparar ainda com outros casos que seguem impunes até hoje”.

Após o ato ecumênico na frente do Fórum de Atalaia, os trabalhadores e trabalhadoras devem realizar uma marcha pela cidade ainda durante a manhã de hoje (29).

*Editado por Fernanda Alcântara