MST realiza II Feira da Reforma Agrária em Governador Valadares

Realizada no assentamento Oziel Alves, localizado na BR 116, Km 407 (trevo que vai para o Pontal), em Governador Valadares, a Feira conta com produtos agroecológicos dos assentamentos e acampamento da região.
Feira da Reforma Agrária acontece nos dias 14 e 15 de dezembro


Da Página do MST

Neste fim de semana, 14 e 15 de dezembro, o Vale do Rio Doce receberá uma grande festa com o objetivo de compartilhar as vitórias da luta pela terra: a II Feira da Reforma Agrária. Realizada no assentamento Oziel Alves, localizado na BR 116, Km 407 (trevo que vai para o Pontal), em Governador Valadares, a Feira conta com produtos agroecológicos dos assentamentos e acampamento da região.

Com o tema “Cantar a Resistência, Semear Florestas, Colher Vidas”, a Feira conta ainda com a tradicional Cozinha da Roça terá pratos típicos deliciosos, verduras fresquinhas, legumes, artesanatos indígenas e a deliciosa farinha Many à venda nas banquinhas, além dos shows com Pereira da Viola, Dr. Indica, Zé Pinto e artistas populares que prometem animar as noites.
Terezinha Sabino, da coordenação regional do MST, explica que o tema é um apontamento político do Movimento para este período. “O momento que o Brasil vive está exigindo que a palavra resistência seja cantada e praticada”.

“Nós nunca deixamos de lutar, mas os movimentos populares precisam cada vez mais se proteger das ameaças de um governo que retira os direitos dos trabalhadores e quer esmagar os povos oprimidos”, critica Sabino.

Terezinha ressalta o compromisso que o Movimento assumiu de recuperação da Bacia do Rio Doce, devastada pelo rompimento da barragem da Samarco/Vale em Mariana, no ano de 2015.

“Nós também temos o dever de preservar os bens naturais brasileiros, reflorestar nossas matas e cuidar dos nossos rios. Enquanto o governo promove a queimada e culpa as ONGs, nossa resposta é reflorestar e lutar contra a privatização do território brasileiro”, afirma a dirigente.

A Aldeia Geru Tukunã Pataxó, do município de Açucena, também trouxe sua produção para a feira, são zarabatanas, gamelas, arco e flecha, brincos, tererê, entre outros.

“A importância pra nós dessa feira é de dialogar com a sociedade e junto com o MST construir a resistência, já que enfrentamos um governo que prega a matança dos nossos povos. É o momento da gente se unir cada vez mais”, afirma o vice-cacique Siripoia.

Tradicional Cozinha da Roça também é presença garantida na Feira