Maranhão festeja conquistas e prepara mobilizações para 2020 em Encontro Estadual do MST

O 18º Encontro Estadual do MST-MA aconteceu entre 13 e 15 de dezembro, no assentamento Califórnia
Foto: Divulgação/ MST-MA

Por Mariana Castro
Da Página do MST

Apesar de todos os desafios ao longo deste ano marcado por ofensivas do governo Bolsonaro ao direitos humanos e aos trabalhadores do campo, o MST no Maranhão tem muitas conquistas a comemorar.

A participação protagonista na cadeia produtiva da mandioca, a implantação do espaço político e cultural Solar Cultural da Terra Maria Firmina dos Reis, a resistência de acampamentos e a conquista do selo “Gosto do Maranhão” são só alguns exemplos deste êxito. E com presença massiva de jovens, MST do Maranhão prepara reestruturação de diversos setores do movimento.

Foto: Divulgação/ MST-MA

Dessa maneira, o encontro estadual seguiu com sentimento de renovação e novas conquistas, com a eleição da executiva estadual e regionais. O encontro aconteceu entre os dias 13 e 15 de dezembro, no assentamento Califórnia, localizado no município de Açailândia, cercado por empresas siderúrgicas e extensas plantações de eucalipto, mas protegido por companheiras e companheiros de luta e coragem.

Além do balanço das lutas e desafios ao longo do ano e o planejamento de ações para o futuro, durante os três dias foram realizadas muitas atividades. Entre elas, destacam-se a Assembleia da Juventude, a Assembleia das Mulheres e o momento anti-patriarcal com os homens, a Feira da Reforma Agrária, o lançamento da Jornada de Trabalho de Base e da Campanha de Florestamento, com o lema “Plantar árvores e produzir alimentos saudáveis”, que tem como propósito nacional atingir o plantio de 100 milhões de árvores em até dez anos.

Com ousadia e criatividade que a luta requer, durante o encontro foi anunciada também a 1ª Copa de Futebol Sem Terra do MA, que terá como pano de fundo a organicidade de homens e mulheres em torno de atividades em prol da reforma agrária popula. Afinal, é como diz o lema da Copa: “na luta de classes, todas as armas são boas: e vamos de futebol”. As inscrições de times seguem até dia 31 de janeiro de 2020.

Foto: Divulgação/ MST-MA

Em um momento de acolhimento e emoção, foi feita ainda uma homenagem à Dionísia Rodrigues, carinhosamente conhecida como “Dona Dió”. Assentada há 30 anos, ela completou 82 anos de vida e declarou seu amor, compromisso e doação ao movimento: “enquanto eu estiver viva, sempre estarei com o MST”.

*Editado por Fernanda Alcântara