MST inicia produção e distribuição de mudas nos municípios sergipanos

Planejamento prevê o plantio de um milhão de árvores no estado de Sergipe nos próximos quatro anos

Por Dijna Torres

O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) em Sergipe, a partir das definições dos Encontros Estaduais realizados em dezembro de 2019, planeja produzir, plantar e distribuir nos próximos quatro anos um milhão de árvores nativas, ornamentais e frutíferas em assentamentos da reforma agrária e cidades próximas, sobretudo nas áreas degradadas, que precisam ser recuperadas.

Após a divulgação de números mostrando o aumento de desmatamento e de queimadas na região da Amazônia, o MST traçou nacionalmente a meta de reflorestamento em todas as regiões do Brasil, com o plantio de 100 milhões de árvores, sendo divididas pelos estados. Sergipe assumiu o compromisso de produzir um milhão de mudas até 2021. O MST firmou parcerias no estado com grupos e instituições ligadas à Agroecologia, com o intuito de integrar e transformar numa campanha articulada de maneira coletiva, com a participação de todos os envolvidos.

Até o momento, 1220 mudas já foram distribuídas no município de Simão Dias, em áreas de assentamentos, escolas e nos povoados, além da distribuição nos municípios de Japaratuba, Pacatuba e Malhador. Dentro do planejamento do MST, a ideia é intensificar essa produção em 2020 e preparar os assentados para projetos que envolvam irrigação, preparação da terra, etc.

“Temos assentados que não têm estrutura de irrigação para produzir mudas que exigem muita água, então já estamos providenciando terra preta, estrume, para ajudar na adubação. Ou seja, mesmo quando não há uma condição ideal para a produção de mudas, principalmente para quem é do semiárido, nós vamos fornecer material orgânico, entre outros materiais para ajudar na produção e fazer essa mobilização coletiva. A ideia é que essas pessoas não só recebam as mudas, mas que também colaborem, divulgando e ajudando com os recipientes”, destacou Esmeraldo Leal, dirigente do MST em Sergipe e diretor de Assistência Técnica e Extensão Rural da Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro).

Editado por Yuri Simeon