Nota de apoio e solidariedade aos trabalhadores e às trabalhadoras do Sistema Petrobrás

Em nota, movimentos populares apoiam e se somam na luta contra a retirada de direitos e o desmonte da Petrobrás, em defesa da soberania nacional

Nós, Movimentos Sociais e Entidades representativas da sociedade, viemos, através desta nota, prestar nossa solidariedade aos trabalhadores e às trabalhadoras do Sistema Petrobrás, em greve pela defesa de seus postos de trabalho e seus direitos, bem como pela defesa da Petrobrás e da Soberania Nacional. A greve, deflagrada às 00:00 do dia 1 de fevereiro, por tempo indeterminado, responde aos ataques do governo Bolsonaro, cujo objetivo tem sido a humilhação e truculência aos trabalhadores e o desmonte e privatização da maior empresa estatal do país.

Recentemente, o fechamento da Fafen-PR, uma fábrica 100% Petrobrás, demitiu sumariamente mais de MIL trabalhadores, sem nenhum direito ou remanejamento interno; de modo similar, a privatização da BR Distribuidora resultou em centenas de demissões e reduções drásticas de salário e direitos aos trabalhadores que permaneceram. À medida em que o neoliberalismo e o projeto do governo Bolsonaro avançam, esses fatos passam a ser rotineiros: as próximas privatizações acontecerão nas refinarias e terminais, colocando, novamente, milhares de trabalhadores e trabalhadoras em situação de vulnerabilidade.

As ações contra o Sistema Petrobrás e seus trabalhadores, coloca em xeque a Soberania Nacional, uma vez que se transfere a exploração, produção e distribuição de petróleo e seus derivados às mãos de interesses estrangeiros. A oportunidade, portanto, de qualquer desenvolvimento nacional autônomo fica comprometida, afetando a vida de toda a classe trabalhadora, da juventude e, sobretudo, do povo brasileiro.

O momento é de resistência! O povo organizado mais uma vez tem a tarefa histórica de defender os interesses da nação e da classe trabalhadora!

Estamos juntos nessa luta!

MST – Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra
MAB – Movimento dos Atingidos por Barragem
CMP – Central de Movimentos Populares
Levante Popular da Juventude
Consulta Popular
MMM – Marcha Mundial das Mulheres das Mulheres
CONEN – Coordenação Nacional de Entidades Negras
UJS – União da Juventude Socialista
Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé
DCE Livre da USP
DCE Livre da UFSCar
MTD – Movimento das Trabalhadoras e Trabalhadores por Direitos