Famílias assentadas do sudeste de Minas Gerais iniciam formação de cooperativa

Objetivo é organizar um sistema de produção, processamento e comercialização dos produtos dos assentamentos da reforma agrária na região do Médio Rio Doce
Fotos: MST

Da Unicopas

Atualmente, cerca de 550 famílias assentadas da reforma agrária que estão no território rural Médio Rio Doce, região sudeste de Minas Gerais, vivem da pecuária e da produção de cana e derivados, hortigranjeiros e cereais, como milho e feijão. Foi para potencializar a comercialização desses produtos que os assentados e assentadas sentiram a necessidade da instalação uma cooperativa de organização da produção, do processamento e da comercialização. O Médio do Rio Doce abrange 17 municípios do estado com grande porcentagem da população vulnerável à pobreza, conforme dados do último Censo Demográfico do IBGE (2010).

Nesta perspectiva, um seminário de lançamento e fundação da Cooperativa do Médio Rio Doce foi realizado para que temas como: os passos necessários para a constituição de uma cooperativa, bem como gestão administrativa, procedimentos de controle e organização da participação dos cooperados e cooperadas, fossem ministrados. A atividade foi facilitada pela Concrab (Confederação das Cooperativas de Reforma Agrária do Brasil), uma das centrais afiliadas à Unicopas (União Nacional das Organizações Cooperativistas Solidárias).

Fotos: MST

Francisco Dal Chiavon, membro da Concrab e vice-presidente da Unicopas, destacou a importância do cooperativismo enquanto estratégia de fortalecimento dos assentamentos da reforma agrária na região. “Todos os participantes estavam muito envolvidos com a construção desta cooperativa. Nós fizemos um cronograma de estudo, adequação e aprovação do Estatuto e definimos a data para a assembleia geral de fundação da cooperativa”, ressaltou. Além disso, segundo ele, foi dado destaque, também, à importância de incorporar as mulheres como ativistas e cooperadas. “Nós queremos fortalecer as iniciativas produtivas das mulheres”, disse.

Hoje, a Concrab agrega em torno de 400 associações de produção e serviços, 51 cooperativas de produção agropecuária, 60 de prestação de serviços, como cooperativas de crédito, cinco cooperativas de trabalho e 28 pequenas e médias agroindústrias. Neste universo, ela representa cerca de 20 mil famílias associadas.