No Maranhão, MST realiza ações de solidariedade com famílias desabrigadas

Vítimas de enchentes, as famílias receberam alimentos, roupas, calçados, materiais de higiene, livros e brinquedos


Por Mariana Castro
Da Página do MST

Implementando os princípios do Movimento, os assentamentos Nova
Conquista, Cipó Cortado, João do Vale e Califórnia exercem a prática diária da solidariedade e, unidos, arrecadaram alimentos, livros, roupas, calçados, materiais de higiene e brinquedos para as famílias desabrigadas em razão de forte enchente que atingiu o estado do Maranhão.


“Além da crise civilizatória que vem sendo aprofundada em todo o mundo pelo Coronavírus, aqui no Maranhão temos também inúmeras famílias desabrigadas, sofrendo por causa das enchentes. O MST do estado, entendendo que o contexto atual exige ação, cuidado e generosidade coletiva para enfrentar o caos agonizante dos dias atuais e vislumbrar dias ensolarados que hão de vir, se solidariza com as famílias de
Piquiá, que há muito tempo já sofrem também com os impactos das empresas ligadas à mineração”, explica Luís Antônio Lima, que compõe a direção nacional do movimento e participou da ação.


Cerca de 1.100 pessoas residem na comunidade, que por meio da atuação da Associação Comunitária dos Moradores do Piquiá (ACMP) e apoio dos missionários combonianos, é amparada por articulação internacional em razão dos impactos causados por siderúrgicas, pela Estrada de Ferro e pelo entreposto de minério da Vale S.A. Com alto índice de enfermidades nos moradores e anos de luta, conquistaram o reassentamento – ainda em construção – e são considerados um modelo internacional de organização popular.

A comunidade passa agora por mais um momento difícil. Com chuvas
recorrentes e uma forte enchente, algumas famílias tiveram seus lares alagados e algumas casas foram totalmente destruídas e outras condenadas. Além da perda total de móveis, a urgência é por alimentos e condições mínimas de seguir em frente com dignidade.


Tauana Araújo, moradora da comunidade de Piquiá de Baixo participou da entrega coletiva e agradeceu em nome da comunidade. “Agradecemos imensamente a ajuda do MST. O movimento se solidarizou e contribuiu com essa comunidade, que sofreu com uma grande enchente, que deixou centenas de famílias desabrigadas.

A iniciativa de solidariedade movimentou os assentamentos durante um final de semana, enquanto cada um separava um pouco daquilo que plantava e tinha em casa. “Agradecemos cada família dos assentamentos e acampamentos que contribuiu com um pouco do que tem, pois mesmo com pouco, conseguimos ajudar outros companheiros que estão com dificuldades”, finalizou Luís.