Juventude Sem Terra protagoniza cultivo e plantio de mudas no Dia Mundial do Meio Ambiente

As ações aconteceram no Sudoeste paulista
Acampamento Ilda Martins também se mobilizou para realizar o plantio de árvores em volta do açude do acampamento. Foto: Bárbara Prado

Por Coletivo de Comunicação MST em São Paulo
Da Página do MST

Neste 5 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente, o MST no estado de São Paulo realizou diversas ações de solidariedade e plantio de árvores para marcar o lançamento do Plano Emergencial de Reforma Agrária Popular.

O Plano, dividido em quatro eixos, aponta medidas emergenciais para garantir condições de vida digna à população do campo, destacando que também a humanidade vivencia uma crise ambiental que se relaciona à pandemia e vem sendo gerada pela exploração insustentável dos bens naturais.

Com o lema “Juventude Sem Terra: Cultivando a Vida, Produzindo Alimentos Saudáveis”, a juventude do MST se somou às ações construindo atividades em todo o país. Na região Sudoeste Paulista, o dia 5 foi dedicado à produção de mudas, plantio de árvores e o protagonismo da Juventude Sem Terra.

Plantio de árvores no assentamento Pirituba. Foto: Andreas Mateus

Plantar árvores e cultivar a vida

No assentamento Pirituba, localizado em Itaberá, foi dado início à produção de mudas de araucária, uma árvore símbolo da região e que há anos está sendo extinta para dar lugar aos monocultivos de pinos e eucalipto. Em Pirituba aconteceu também o plantio de árvores, além do cuidado e embelezamento do Bosque das Crianças Sem Terrinha.

A iniciativa se soma também ao Plano Nacional “Plantar Árvores, Produzir Alimentos Saudáveis”, que tem como desafio principal realizar o plantio de 100 milhões de árvores nos próximos dez anos, em todo território brasileiro.

No município de Apiaí, a Juventude Sem Terra do assentamento PDS Professor Luiz David de Macedo e do acampamento Ilda Martins também se mobilizou para realizar o plantio de árvores em volta do açude do acampamento.

Além disso, a juventude realizou um bate-papo sobre a conscientização e a importância da produção de alimentos saudáveis. O coletivo de Juventude do MST no estado planeja dar continuidade ao processo de organização e a construção de um viveiro de mudas para o plantio de um bosque no local.

As ações foram realizadas de forma organizada e cumpriram as orientações do Setor de Saúde do MST, mantendo o distanciamento mínimo, uso de máscara e higienização das mãos.

*Editado por Wesley Lima