MST planta árvores e realiza ato de solidariedade no extremo sul da Bahia

Ação de entrega das doações também promoveu o Plano Plantar Árvores, Produzir Alimentos Saudáveis

A ação faz parte do Plano Nacional “Plantar Árvores, Produzir Alimentos Saudáveis”. Foto: Coletivo de Comunicação do MST na Bahia

Por Coletivo de Comunicação do MST na Bahia
Da Página do MST

Com o sorriso no rosto e o coração pulsando de alegria, famílias Sem Terra plantaram cerca de 30 mil mudas de árvores na região do extremo sul do estado, nesta quinta-feira (02). Além do plantio de árvores, elas realizaram atos de solidariedade como doações de alimentos.

Foi “plantando árvore e semeando amor”, conforme informa o MST, que os trabalhadores e trabalhadoras rurais Sem Terra intensificaram o plantio de árvores frutíferas e nativas nas áreas de assentamentos e acampamentos.

Em Itamaraju, as famílias revitalizaram partes do Rio do Ouro e doaram mais de uma tonelada de alimentos agroecológicos, produzidos nas áreas da reforma agrária, para a Polícia Militar.

Segundo Victor Passos, da direção estadual do MST, o plantio de árvores vem trazendo alguns elementos e debates que são centrais para o MST. “A campanha traz o posicionamento da organização frente a política de desmatamento incentivada pelo atual governo. Entendemos que sem árvores é impossível ter vida e de qualidade, por isso estamos plantando. A campanha abarca o tema da alimentação saudável, que não é só preciso alimentar o povo: tem que ser comida de verdade”, afirma Passos.

As árvores foram plantadas em vários municípios, nos acampamentos e assentamentos que compõem o território. Em algumas comunidades, além das famílias Sem Terra, houve a participação de estudantes, professores e outras pessoas que se somaram ao ato, plantando mudas nativas e frutíferas, visando contribuir com o meio ambiente.

No ato realizado nesta quinta-feira, as pessoas envolvidas mantiveram o distanciamento social seguindo as orientações da organização Mundial da Saúde (OMS).

A campanha nacional de plantio de arvores e alimentação saudável


A ação faz parte do Plano Nacional “Plantar Árvores, Produzir Alimentos Saudáveis”, lançado em janeiro deste ano, que apresenta como meta plantar 100 milhões de árvores em dez anos, em todo o país.

Só na Bahia, a meta é plantar 10 milhões de árvores nos próximos dez anos. Para este ano, a previsão é que sejam plantadas 100 mil árvores nas dez regiões onde o MST está organizado no estado.

Sem Terrinhas dos assentamentos protagonizaram todo o processo. Foto: Foto: Coletivo de Comunicação do MST na Bahia

A intenção da campanha é recuperar as diversas áreas degradadas no campo e na cidade, além de elevar a discussão da reforma agrária como sinônimo de alimentação saudável e cuidado dos bens comuns, como a água, a biodiversidade e o solo.

Domingas Farias da direção estadual do MST, lembra a importância desta ação ontem. “Esse 02 de julho, uma data tão importante para os baianos por ser a independência da Bahia, foi marcado pelas trabalhadoras e trabalhadores Sem Terra no lançamento do plantio de árvores. A campanha extrapola o ato de plantar, pois fala da necessidade de cuidar da natureza e assegurar a vida para as novas gerações, para que não sofram com as consequências do desequilíbrio ambiental causado pela ganancia do capital que não respeita o ser humano e a biodiversidade.”

Segundo ela, a nossa luta permanece e continuaremos a campanha. “Ainda mais agora, que o desgoverno de Bolsonaro a cada dia afrouxa ainda mais as leis ambientais para liberar agrotóxicos no país”, conclui Farias. No lançamento da campanha foram plantadas mais de 30 mil árvores.

Revitalização do Rio do Ouro


O Rio do Ouro é localizado na cidade de Itamaraju, no Extremo Sul da Bahia. O rio corta a cidade e é a principal fonte abastecimento dela.

Desde 2015 o rio vem sofrendo perca de volume de água. Estudos apontam que os fatores associados a essa perda são a seca e o desmatamento que ocorre na região, além do plantio desenfreado de eucalipto.

Foram doadas duas toneladas de alimentos na Regional Extremo Sul para Polícia Militar (43ª CIPM) em Itamaraju.
Foto: Coletivo de Comunicação do MST na Bahia

Maristela Cunha, da direção estadual do MST, lembra que rio abastece todas as 60 mil famílias do município. “Já está acontecendo racionamento de água. Diante disso, nós do MST decidimos revitalizar as nascentes do Rio do Ouro, pois a água é nosso bem maior e temos que cuidar e preservar. A ação contou com a participação dos Sem Terrinhas dos nossos assentamentos, eles protagonizaram todo o processo”, finaliza Cunha.

A Sem Terrinha Maísa de Assunção Vicente falou que admira a ação. “Gostei muito de participar desse plantio, pois as árvores ajudam na nossa respiração, precisamos respirar e para proteger a nascente que abastece a cidade de Itamaraju. Estou lutando pela vida”, finaliza Vicente.

As coordenações do assentamento onde nasce o rio se comprometeram a cuidar das mudas e do Rio.

Atos de solidariedade


O MST segue erguendo a bandeira, enxada, foice e facão no compromisso de produzir alimentação saudável para a população do campo e da cidade e na luta por comida de qualidade como direito de todos.

E nesse 02 de julho foram doadas 02 toneladas de alimentos na Regional Extremo Sul para Polícia Militar (43ª CIPM) em Itamaraju.

Ações de solidariedade estão sendo realizadas e fortalecidas por todo estado, entendendo que ser solidário é ser revolucionário.

*Editado por Fernanda Alcântara