Armazém do Campo em SP completa quatro anos com delivery em meio à pandemia

Loja de produtos da Reforma Agrária foi a primeira com o nome Armazém do Campo e acumula sucesso em sua curta trajetória
Armazém do Campo em SP é espaço de comercialização de alimentos da Reforma Agrária desde 2016. Foto: MST

Por Luciana G. Console e Maura Silva
Da Página do MST

Prestes a comemorar quatro anos de existência, o Armazém do Campo em São Paulo se reinventa em meio à pandemia da COVID-19, promovendo a solidariedade e reforçando os ideais de alimentação saudável e luta pela terra. O espaço comercializa produtos orgânicos e agroecológicos da Reforma Agrária, provenientes de assentamentos Sem Terra, cooperativas, agricultura familiar e de empresas no bairro Campos Elíseos desde 31 de julho de 2016. Desde que começou o isolamento social, o estabelecimento tem feito as vendas por delivery.

São Paulo foi a primeira loja do MST com o nome Armazém do Campo. Hoje, são sete abertas em vários estados do Brasil, com unidades em Porto Alegre, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Recife, Caruaru e São Luís. Além de uma quitanda no centro da capital paulista, que está fechada no momento pela pandemia.

“Os produtos da Reforma Agrária são frutos da luta pela terra ao longo desses 36 anos de existência do MST. Então, nosso esforço foi sempre ter produtos oriundos das cooperativas, dos assentamentos, das comunidades parceiras da agricultura familiar, que hoje representa mais de 70% do que os brasileiros consomem em suas mesas, incluindo leite, derivados, hortifrutigranjeiro, cereais e até mesmo a carne”, explica Ademar Ludwig, coordenador do Armazém do Campo. O espaço também comercializa marcas de cooperativas de assentados, representadas por cafés, mel, geleias, sucos, achocolatados, cervejas artesanais, entre outros.

O Armazém do Campo é um ponto de encontro político e cultural que busca aproximar a Reforma Agrária Popular da classe trabalhadora da cidade. Diversas atividades, suspensas no momento de pandemia, compõem a programação do espaço como encontros artísticos, comemorações de datas especiais, festas e debates.

Armazém do Campo em funcionamento na Rua Alameda Eduardo Prado, SP. Foto: Brasil de Fato

Delivery na pandemia

Desde março, todas as lojas do Armazém estão funcionando por delivery. Em São Paulo, os pedidos podem ser feitos pelo whatsapp ou por e-mail. O Armazém envia a lista dos produtos disponíveis na semana, o cliente faz a compra e a entrega acontece no dia seguinte. “A gente tem conseguido atender em torno de 15 a 25 pessoas por dia, isso dá quase 150 pessoas na semana”, destaca Ademar. 

Outra novidade que também surgiu no período de isolamento foi um site com os principais produtos das marcas do MST, lançado no último dia 14. “Estamos nas primeiras experiências da plataforma online, que acabamos de lançar. Tem dado certo, a gente tem atingido de oito a dez pedidos diários”, conta. 

Além disso, no Brasil todo, as lojas do Armazém têm contribuído com as iniciativas nacionais de solidariedade de doações de alimentos do MST em meio à pandemia da COVID-19. Em São Paulo, estão sendo doadas diariamente 300 marmitas para trabalhadores em situação de rua. 

Programação de aniversário do Armazém

A programação da semana de aniversário, que vai do dia 26 à 31 de julho, vai contar com diversas ofertas na loja e também na plataforma de vendas pela internet. Também estão sendo preparadas outras atividades para a data. “Estamos construindo alguns depoimentos de pessoas que ajudaram a construir essa história, chef de cozinha, lideranças políticas. Ainda não decidimos, mas talvez façamos um café da manhã ou uma live de música. É graças as mãos e o esforço de muitas pessoas, de uma coletividade, que fez com que o Armazém chegasse até aqui”, reforça o coordenador. 

Ele também explica que, nesses quatro anos de existência da unidade paulistana, muita experiência foi acumulada, principalmente de gestão, o que fortalece o espaço e consequentemente, a agricultura familiar. “É a partir da loja de São Paulo que a gente vai testando novas ferramentas pra depois ir combinando e articulando com os outros trabalhadores das outras lojas. A intenção futura é chegarmos em uma grande rede para que continuemos oferecendo os produtos da Reforma agrária Popular para classe trabalhadora urbana”, compartilha ele. 

Serviço:
Armazém do Campo | SP
Endereço: Alameda Eduardo Prado, 499
Atendimento: Segunda a sábado, das 11h às 17h
Tele-entrega: (11) 96410-5084 ou (11)93054-9789

*Editado por Fernanda Alcântara