MST lamenta a morte de Dom Pedro Casaldáliga

Dom Pedro nos ajudou a manter a firmeza e a não esmorecer diante das injustiças desse mundo, sua partida deixa um vácuo que jamais será preenchido

Da Página do MST

O MST lamenta profundamente a morte de Dom Pedro Casaldáliga, o bispo do povo, emérito da Prelazia de São Félix do Araguaia, Mato Grosso, estava internando com problemas respiratórios e hoje aos 92 anos nos deixou.

De origem espanhola e naturalizado brasileiro, Dom Pedro dedicou a vida a romper as cercas da ignorância, da desigualdade e do desamor.

Aos 40 anos na região do Araguaia, como missionário claretiano, em 1968, começou a sentir na pele as perseguições, ameaças de morte e processos de expulsão do país.

Andando país afora, Dom Pedro não teve dúvidas, dedicou-se de corpo e alma à um Brasil carente, sofrido e abandonado.

Em 1971, pelas mãos de dom Tomás Balduíno foi sagrado bispo da prelazia de São Félix e, a partir de 2005, quando renunciou, recebeu o título de bispo emérito.

Foi um dos fundadores da Teologia da Libertação, da Comissão Pastoral da Terra (CPT) e do Conselho Indigenista Missionário (CMI), lutou pelos ribeirinhos, indígenas e por nós, camponeses Sem Terra.

Dom Pedro nos ajudou a manter a firmeza e a não esmorecer diante das injustiças desse mundo, sua partida deixa um vácuo que jamais será preenchido.

Mas sua humilde, sábia e forte presença andará conosco em cada passo dessa luta.

São Paulo, 08 de agosto de 2020.