Há quatro anos o golpe era consumado no Brasil

A decisão, que abriu caminho para o abismo no qual o país se encontra hoje

Da Página do MST

Em 31 de agosto de 2016, por 61 votos a 20, o Senado Federal aprovou impeachment da então presidenta eleita Dilma Roussef (PT).

A decisão, que abriu caminho para o abismo no qual o país se encontra hoje, foi motivada por razões políticas e não por ter existido crimes de responsabilidade em seu governo, como já provado.

Após a queda de Dilma, o então vice Michel Temer assumiu o cargo e, nas eleições de 2018, Jair Bolsonaro (sem partido) assume a presidência da República.

Abaixo, relembre 10 movimentos que antecederam o golpe:

1 – A sabotagem do governo de Dilma foi determinante para o rompimento da normalidade institucional. Seu governo já começou com pedidos de recontagem de votos, dias após a eleição de 2014, e com um pedido de impeachment, já em março, com apenas três meses de governo.

2 – A construção do golpe se deu no Congresso, na mídia, em segmentos do Judiciário e no mercado financeiro. 

3 – Formação de uma oposição selvagem no Congresso. Seu objetivo era impedir o governo recém-reeleito de governar, criando uma grave crise fiscal. 

4 – Impedimento de forma sistemática da aprovação de projetos cruciais para a estabilidade econômica do país.

5 – Sabotagem interna que tornou praticamente impossível, naquele momento, atenuar sobre o Brasil os efeitos da crise mundial caracterizada pela queda do preço das commodities, pela redução do crescimento da China e pela disparada do dólar devido ao fim da expansão monetária praticada pelos EUA

6 – Contribuição do sistema punitivista de justiça caracterizado pela Lava Jato, que sob o argumento de alvejar a corrupção, feriu a Constituição de 1988, atingiu o Estado Democrático de Direito 

7 – Relação entre a mídia e a Lava Jato que permitiu que a imprensa se transformasse na 4ª instância do Judiciário, só tratando de condenar sem direito de defesa

8 – Destruição dos partidos do centro e da centro-direita, que se curvaram à tentação golpista.

9 – Interrupção de  programas estratégicos para a defesa da soberania e para o desenvolvimento nacional.

10 – Condenação e prisão do ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva (PT), a fim de garantir a eleição de Bolsonaro.

*Editado por Fernanda Alcântara