MST realiza encontro virtual na Bahia

Uma reunião virtual reuniu integrantes de todas as 10 regiões do estado

Por Jobson Lopes
Da Página do MST

Na última quinta-feira (23), o MST da Bahia, realizou uma reunião virtual com grande parte das pessoas que contribuem com a luta do Movimento no estado.

É tradição do MST-BA, realizar no mês de julho uma reunião com todas as coordenações para traçar planos, debater a conjuntura, entender os processos vividos pela base e fazer um balanço das ações.

Impossibilitados de se reunir presencialmente por causa da pandemia e do vírus que assola o país neste momento, o contato que é marca registrada em cada ação da organização está proibido por questões de saúde.

Diante disso, uma reunião virtual reuniu integrantes de todas as 10 regiões do estado que coloriram a plataforma de reunião de alegria ao ver fazer com que companheiros e companheiras pudessem ser e matar um pouco da saudade.

Para Lucinéia Durães da Direção Nacional do MST , momentos como esses são fundamentais diante do atual cenário.

“Não podemos perder de vista a luta pelos nossos direitos. Continuamos firmes para não morrer pela pandemia e para não morrer de fome. Por isso, continuamos em luta em defesa da classe trabalhadora. E, olhando para essa conjuntura, é necessário reunir os trabalhadores e trabalhadoras para dialogar sobre os processos, sobre o cuidado com a saúde, com as pessoas e com a sociedade. Manter viva a solidariedade que é essencial nesse momento. Estamos em isolamento, mas não em silêncio”, afirmou Lucinéia.

Evanildo Costa, também da direção nacional do MST, vai na mesma linha. “O MST é uma organização social que tem vários princípios organizativos, e todos eles dependem do contato com o povo, nesse novo cenário, outras formas de interação estão sendo experimentadas. Foi nossa primeira experiencia com os coordenadores e tivemos um alcance bem significativo, conseguimos ter uma ideia de como anda nossa base nesse período”, disse.

“Foi uma tarde muito produtiva, uma troca necessária com os companheiros de luta que nos ajudam a seguir em frente neste momento”, finalizou Geizi Santos Souza, coordenadora de brigada da região da Chapada Diamantina.