Especial Dia Mundial da Alimentação

Confira uma seleção especial de 7 playlists com vídeos produzidos pelo MST
Doações de alimentos no Paraná. Foto: Arquivo MST-PR

Por Barbara Vida
Da Página do MST

No dia Mundial da Alimentação o MST preparou uma seleção especial de listas de vídeos produzidos pela Brigada Audiovisual Eduardo Coutinho, do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra sobre a alimentação.

Confira!

1 – Comida de Verdade

A ideia do programa é trazer temas ligados à alimentação e tradição camponesa, sempre com informação, música, poesia e arte, a partir do trabalho do povo Sem Terra para renovar o espírito e conceder ainda mais força para os momentos de luta. Trata-se de um programa político cultural onde o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra se propõe apresentar a cultura camponesa nas suas mais diversas facetas.

Programa quinzenal da página do MST, mas que você pode conferir todos os episódios nesse link:

2- Agroecologia é o Caminho

Nessa playlist temos uma série de vídeos que abordam o tema da agroecologia, tanto em escolas, quanto em espaços de produção e comercialização. A agroecologia é uma resposta ao combate à fome porque ela retoma a missão do campo e dos agricultores, que é produzir alimento para o povo. O agronegócio e o latifúndio não produzem alimento, a forma de se produzir alimento hoje é com a agroecologia.

3- Plantar Árvores, Produzir Alimentos Saudáveis

Nessa playlist temos a produção dos nossos vlogs com agricultores e camponeses Sem Terra apresentando seus territórios de produção e cultivo.

Plano Nacional Plantar Árvores e Produzir Alimentos Saudáveis que foi uma campanha lançada pelo MST. E tem como meta plantar 100 milhões de árvores, ao longo de dez anos. O nosso plano visa reafirmar que Reforma Agrária Popular é sinônimo de alimentação saudável e cuidado com os bens comuns. E, ao mesmo tempo, denunciar as ações e planos de destruição ambiental do agronegócio e da mineração.

4 – Ocupar, Resistir e Produzir! – As feiras do MST

Documentário produzido pela Brigada Audiovisual Eduardo Coutinho / MST. As feiras do Movimento Sem Terra celebram nossa luta. Depois de ocupar e produzir, resistimos cotidianamente socializando nossa cultura e a produção de alimentos saudáveis com o povo da cidade. Nós seguimos em luta, pois acreditamos que outro modelo de produção é a base de uma sociedade livre e justa. Alimentar é um ato político!

5- Jornada de Lutas

Nessa playlist temos uma série de vídeos inspiradores de luta e ação direta do Movimento Sem Terra em relação ao agronegócio. Hoje, é o agronegócio quem recebe os recursos, créditos e outros incentivos federais. Enquanto a agricultura camponesa, a verdadeira responsável por alimentar o Brasil, é perseguida e criminalizada.

6- Nossa Produção

Conheça as experiências de produção de alimentos realizada pelo MST em todo país. Como podemos construir outra relação de trabalho com a terra na produção de alimentos saudáveis?

7 – O Veneno Está na Mesa

Filme dirigido pelo cineasta Silvio Tendler. O filme vem mostrar como estamos nos alimentando mal por conta de um modelo agrário baseado no agronegócio. O perigo é tanto para os trabalhadores, que manipulam os venenos, quanto para toda a população do campo e das cidades, que consomem os produtos agrícolas com agrotóxicos.

*Editado por Fernanda Alcântara