No Maranhão, Solar Cultural da Terra e Armazém do Campo apresentam frutos da Reforma Agrária

A divulgação dos produtos dos assentamentos ocorre, juntamente com seminários e atividades que expressam a cultura camponesa e a arte

Evento realizado no Espaço Solar Cultural Firmina dos Reis. (Foto: Marany/Arquivo pessoal)

Por Zé Luís Costa
Da Página do MST

O Armazém do Campo, em São Luís, na capital do Maranhão, tem sido um espaço que oferece produtos de qualidade e saudáveis para sociedade, fortalecendo a agricultura familiar e da Reforma Agrária Popular.

Seu funcionamento teve início em 6 de julho de 2019, no espaço do MST, conhecido como Espaço Solar Cultural da Terra Maria Firmina dos Reis. Nesse espaço está o Armazém do Campo, a Livraria Balaios e o Bar Café Literário, em que são realizados debates sobre questões políticas e análises de conjunturas, regadas à cerveja e poesia.

É impossível se referir a um espaço, sem pensar nos demais. Portanto, o espaço foi pensado pelo Movimento abrangendo vários dos seus setores, como garante a dirigente estadual, no setor de produção do MST no Maranhão, Letícia Viana: “Tem parte do Armazém do Campo, que foi pensado pela coordenação do Solar Cultural da Terra, com a tarefa mais específica no setor de produção do Estado. Então, na questão econômica, para os fornecedores assentados, mas, principalmente para a divulgação e o debate da Reforma Agrária Popular com a sociedade”, diz ela. 

A dirigente do MST, acrescenta que todo esse debate em torno da Reforma Agrária Popular, e  principalmente, na divulgação dos produtos das áreas de assentamentos ocorrem juntamente com seminários e atividades diversas realizadas no espaço. São atividades que se articulam com ações da cultura camponesa e se expressam através da produção de alimentos. E da arte, no caso do Espaço Solar Cultural da Terra.

Espaço Solar Cultural Firmina dos Reis

MST serve almoço no Espaço Solar Cultural da Terra Maria Firmina dos Reis. (Foto: Marany/Arquivo pessoal)

No início das atividades o Espaço Solar Cultural da Terra Maria Firmina dos Reis funcionava de terça à sábado, e atualmente passou a funcionar alguns domingos. Atuando à parte do Armazém do Campo, que abre das segundas-feiras às sextas-feiras, das 9 horas às 18h.

Já o Café bar Literário funciona das terças-feiras aos sábados, das 17h às 22h. E a livraria tem funcionado nesse período, das 14h às 18h, entre as terças-feiras e sextas-feiras. Letícia conta que esses espaços são mantidos pelos Sem Terra do Estado com sistema de entrega à domicílio. “Temos funcionado esses espaços. Todos os passos é a militância que garante seu funcionamento. O Movimento, nesse período de pandemia tem se colocado com os três espaços funcionando no sistema delivery”, finaliza.

Quando começou a pandemia o espaço do Armazém do Campo na capital, São Luís, teve várias atividades importantes de solidariedade, como o café solidário, juntamente com outros parceiros e voluntários da cidade. É por meio das vendas de produtos dos assentamentos e dessas atividades que o Solar Cultural da Terra Maria Firmina dos Reis e o Armazém do Campo têm se tornados referências da produção agroecológica e de arte.

*Editado por Solange Engelmann