Nota de repúdio ao racismo e em solidariedade à Carol Dartora, de Curitiba (PR)

Confira a nota de apoio do Coletivo de Mulheres do MST à Carol Dartora, primeira mulher negra eleita vereadora em Curitiba (PR)

Arte: Gladson Targa

Pela primeira vez na história de Curitiba, foi eleita vereadora uma mulher negra, fato que nos demonstra no mínimo duas questões: como o racismo, aliado às desigualdades de gênero e classe, dificultam o acesso de mulheres negras a espaços de decisão como a câmara de vereadores; e como aos poucos vamos rompendo com as opressões que nos impediam de ocupar lugares antes inacessíveis.

Mas há quem tenha coragem de negar as diversas expressões da opressão, como racismo, mesmo quando mulheres negras são ameaçadas e mortas pelo fato de enfrentarem o domínio capitalista, machista e racista.

Nós mulheres, Sem Terra do Paraná, repudiamos veementemente as ofensas e a ameaça de morte direcionadas à vereadora Carol Dartora, de forma anônima e criminosa por um covarde repugnante. Assim como todas as ameaças e violências efetuadas a outras mulheres negras, principalmente as que tiveram a coragem de se candidatar a um cargo para nos representar.

Prestamos toda a nossa solidariedade a esta grande mulher e companheira de luta e a todas as mulheres negras que seguem sofrendo diversas formas de violência.

Racistas, machistas não passarão!!

Mulheres Sem Terra, contra os vírus e as violências!

Carol Dartora, estamos juntas!!

8 de dezembro de 2020.

Coletivo de Mulheres do MST-PR