Carreatas em todo o Brasil neste sábado pedem impeachment de Bolsonaro

Atos pró-impeachment estão sendo articulados para dia 23/01; oito capitais terão carreatas

Da Página do MST

No próximo dia 23 de janeiro (sábado) será dia de luta por todo Brasil com os atos pelo impeachment do presidente Jair Bolsonaro. Na última quarta-feira (20), após lançar as hashtags #ForaBolsonaro e #Dia23ImpeachmentJá, diversas organizações de esquerda confirmaram a articulação das carreatas e sairão às ruas em atos coordenados pelo impeachment.

A ideia é que o sábado seja um Dia de Luta pela #VacinaJá #ForaBolsonaro diante da crise sanitária, política e econômica que o atual governo representa. Por conta da pandemia do coronavírus, que já contaminou 8 milhões de brasileiros e matou oficialmente 212 mil pessoas no território nacional, as ações estão estruturadas em carreatas para evitar aglomerações de pessoas.

Mesmo com mais de 212 mil mortos, Bolsonaro segue negando a gravidade da pandemia e se colocado até contra a vacina, agindo para tirar recursos do SUS, atuando para não aprovar a Coronavac. Em meio a crise da falta de oxigênio de Manaus, não fez absolutamente nada.

“O Brasil é maior que o Bolsonaro. Os brasileiros são melhores que o Bolsonaro. E nossa esperança vem das ações de solidariedade de Manaus, das iniciativas que ocorrem desde o início da pandemia. Vem também da nossa luta por igualdade racial e justiça social”, lembra as Frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo.

Confira a agenda

A Frente Brasil Popular, Povo Sem Medo, Fórum Pelos Direitos e Liberdades Democráticas e o Acredito chamam para os atos que ocorrem no próximo sábado (23) em diversas capitais e cidades. Logo cedo, às 9h, em BrasíliaDF, na frente da Funarte, manifestantes partirão em carreata até a Esplanada dos Ministérios.

Em Belém (PA), os manifestantes se concentrarão na avenida Doca de Souza Franco; no Rio de Janeiro (RJ), às 10h, a carreata sairá do monumento Zumbi dos Palmares, na avenida Presidente Vargas; na praça da Independência, em João Pessoa (PB), os ativistas se concentram à partir das 14h.

Também às 14h, os manifestantes saem em carreata em São Paulo (SP), tendo como ponto de encontro a Assembleia Legislativa; em Belo Horizonte (MG), a concentração do ato será no Minerão, às 16h; no mesmo horário, os gaúchos se encontram em Porto Alegre (RS), no largo Zumbi dos Palmares.

Em Rio Branco (AC), a concentração será às 15h na Uninorte; às 16h, na praça Nossa Senhora de Salete, a manifestação sairá em Curitiba (PR); e em Goiânia (GO), também às 16h, na praça Universitária Palmas, no Eixão Norte, os goianos partem em carreata pedindo a saída do presidente.

Carreatas por impeachment de Bolsonaro ocorrem neste fim de semana em várias capitais brasileiras / Reprodução – Instagram – Frente Brasil Popular