Nota de Pesar

MST lamenta a morte do militante Antoninho Mattes

Matte contribuiu na Frente de Massas do MST, organizando acampamentos e apoiando seus companheiros nos momentos de repressão
Antonio Matte contribuiu por anos com o MST no Rio Grande do Sul
Foto: Arquivo pessoal

Da Página do MST

Faleceu na manhã deste sábado (13), o companheiro e militante do MST em Porto Alegre, Antoninho Mattes.

Mattes contribuiu significativamente na Frente de Massa do MST, colaborando na organização dos acampamentos e assentamentos, sempre junto aos agricultores e agricultoras nos momentos de enfrentamento e repressão.

“Cada militante deixa uma marca por onde passa, e Antoninho – como era chamado – sempre será lembrado pela sua incansável alegria e criatividade”, destaca trecho da homenagem do MST ao militante.

Confira na íntegra:

Carta ao companheiro Antonio Matte

A luta dos trabalhadores e trabalhadoras se faz coletivamente, com sujeitos que disponibilizam o tempo da sua vida para construir processos organizativos e de resistência.

Em nossa jornada há dias em que celebramos as conquistas coletivas, mas há outros dias em que relembramos o legado de lutadores e lutadoras que contribuíram para que essas conquistas fossem possíveis.

No dia de hoje partiu para o outro plano o grande militante e camarada Antoninho Mattes, que esteve presente na consolidação do MST no Rio Grande do Sul desde o seu surgimento.

Cada militante deixa uma marca por onde passa. E Antoninho não será diferente, sempre será lembrado pela sua incansável alegria e criatividade.

Mesmo nos momentos mais tensos da luta, de enfrentamento com a polícia, lá estava ele com um sorriso largo contagiando os demais companheiros para que não perdessem a esperança.

“Eu não consigo trabalhar sem dar risada”, dizia.

Sua capacidade criativa também é um exemplo a ser seguido. Era comum vê-lo refletindo sobre as definições coletivas e como executá-las da melhor maneira.

Nesse momento de dor e despedida, o MST do Rio Grande do Sul, se solidariza com toda a família e amigos.

Em cada canto desse Rio Grande há um abraço amigo para acolher e confortar cada um e cada uma de vocês.

Reafirmamos que o legado de Antoninho Mattes seguirá em toda a militância do MST e das lutas camponesas.

Rio Grande do Sul, 13 de fevereiro de 2021.