Manifesto Comunista

Aula debate atualidade e comunismo no Dia Internacional do Livro Vermelho

Aberta ao público, atividade traz debate sobre Manifesto Comunista com o Prof. Dr. José Paulo Netto
 Noite do Livro Vermelho realizada no Armazém do Campo SP em fevereiro de 2020. Foto: Luara Del Chiavon

Da Página do MST

No dia 21 de fevereiro de 1848 foi lançado o Manifesto do Partido Comunista, ou simplesmente o Manifesto Comunista, escrito por Marx e Engels. Em homenagem ao lançamento e papel histórico da publicação para os trabalhadores e trabalhadoras do mundo, comemora-se o Dia Internacional do Livro Vermelho, proposto pela Assembleia Internacional dos Povos (AIP) com o objetivo de contribuir na luta contra a ameaça neofascista em todo o mundo.

Todos os anos, atividades celebram a data reunindo militantes para ler trechos do livro e uma grande ação toma conta das redes sociais. Em 2021, a comemoração com a hashtag #DiaDosLivrosVermelhos terá que ser diferentes dos anos anteriores por causa da pandemia e da necessidade do isolamento social.

Assim, a Alba Movimentos, a Editora Expressão Popular e o MST promovem no próximo domingo (21/2), às 10h, uma atividade de formação política com o professor Dr. José Paulo Netto, com o objetivo de debater a importância e a atualidade do Manifesto Comunista para as lutas e a organização popular.

Aos 173 anos, o Manifesto Comunista é o documento político mais lido e comentado de toda a história. O professor emérito da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), José Paulo Netto é conhecido pelo tratamento cuidadoso desse texto fundamental, com ênfase em sua atualidade, além de participar do debate brasileiro e latino-americano sobre a tradição marxista e a obra de Marx e Lukács.

Serviço

AULA ABERTA: A atualidade do Manifesto Comunista
Quando: 21/02, às 10 hs, pelo ZOOM e redes sociais da Alba e Editora Expressão Popular
Somente inscritos receberão o link do ZOOM.
Inscreva-se no formulário AQUI.