Análise de Conjuntura

Luta das Mulheres e Lula Livre são temas do Programa de Análise de Conjuntura desta semana

O programa vai ao ar toda sexta-feira nas redes do MST
Débora Nunes, do MST, é a apresentadora do Análise de Conjuntura desta semana. Foto: Maria Silva

Da Página do MST

O Programa de Análise de Conjuntura desta semana traz especialmente a luta das Mulheres Sem Terra, que reafirmaram esta semana a defesa da vida por todo o país. Esta é a primeira Jornada de Lutas do MST este ano, o que implicou em ações virtuais e evitando aglomerações devido à pandemia do Covid-19. Ainda assim, as trabalhadoras Sem Terra realizam até domingo (14/3) ações de protestos, solidariedade e cuidado com o próximo por todo país.

Como bandeiras, as mulheres levantaram a denúncia da política de morte e retrocessos do governo Bolsonaro e exigiram a vacinação gratuita à toda população brasileira. Apresentado por Débora Nunes, da Coordenação Nacional do MST, o programa desta semana fala, além da luta das mulheres, sobre a política no Brasil e no mundo, como a decisão do ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), que anulou as condenações proferidas pela 13ª Vara Federal de Curitiba, devolvendo os direitos políticos ao ex-presidente Lula.

O primeiro programa desta temporada, apresentado na semana passada, falou sobre a situação da política genocida do governo Bolsonaro no pior momento da pandemia no Brasil. Kelli Mafort, da coordenação nacional do MST, trouxe um apanhado dos desafios do ano e enfrentamento ao ápice da pandemia e as bandeiras de luta que o MST. “Nele [Análise de Conjuntura], nós discutimos os principais temas que afetam a vida do povo brasileiro, especialmente do nosso povo Sem Terra, acampado e assentado”.

Confira:

O programa é uma iniciativa do Setor de Comunicação, a partir da Brigada Audiovisual Eduardo Coutinho (BAEC), e vai ao ar toda sexta nas redes do MST e de veículos e organizações parceiras. No próximo programa também terá a estreia do quadro MST Explica, trazendo um momento didático sobre alguns termos importantes trazidos na fala da apresentadora.

Serviço

Programa Análise de Conjuntura
Nesta sexta 12/03
Nas redes sociais do MST – Facebook e Youtube

*Editado por Wesley Lima