Apoio e solidariedade

MST recebe demonstrações de apoio à falecimento de Joaquin Piñero

Joaquin dedicou mais de vinte anos à militância, na incansável luta por uma sociedade melhor, mais justa e igualitária

Da Página do MST

O Movimento Sem Terra perdeu na última quinta-feira (11/3) um dos seus grandes militantes, Valquimar Reis, mais conhecido como Joaquin Piñero, aos 51 anos de idade. Joaquim dedicou mais de vinte anos à militância, na incansável luta por uma sociedade melhor, mais justa e igualitária.

Foi um cidadão do mundo, provando em cada lugar por onde andou que a solidariedade não tem fronteiras.

A existência e a resistência de Joaquim tocou quem o conheceu. Ao longo do dia, muitas foram as manifestações de reconhecimento, carinho e solidariedade dedicadas à Joaquin, sua companheira Karla Oliveira, suas duas filhas, Anahy e Yara, e à toda a militância do MST.

Acompanhe:

Luiz Inácio Lula da Silva

“Foi um incansável militante na luta por um país melhor. Uma luta que é a história de milhares de pessoas que se dedicam à solidariedade e o carinho uns com os outros. Lutar contra a fome, por um distribuição de terra mais justa no Brasil, por uma produção de alimentos mais saudáveis, é uma luta de carinho pelo ser humano, pelo próximo.”


Centro Martin Luther King, em Cuba

“Estamos muy tristes, pero vamos a honrar su memoria siempre!! Desde Cuba, que siempre recibió el.”

Peter Rossetpesquisador e pesquisador americano, referência mundial em agroecologia

“Que descanse em paz, Joaquín Piñero, Kima, grande militante do MST e da Via Campesina.  Lembro-me de você por tua intensidade, teu alto nível de energia, teu intelecto incisivo, teu tremendo senso de humor, tuas brincadeiras e, claro, teu compromisso absoluto com a causa camponesa.”

Turma Eugênio Lyra

‘Joaquim dedicou sua vida a luta do povo, dirigente do MST, sempre estará na memória daqueles que puderam compartilhar momentos com ele.”

Benedita da Silva –
deputada federal pelo PT-RJ

“Muito triste com a notícia da morte do querido companheiro do MST – RJ, Walquimar Pinheiro, o estimado Joaquin Piñero ou Kima, que é como a militância Sem Terra o chamava.”

CLOC-Via Campesina

La labor de Joaquín la recordaremos y reconoceremos en todo nuestro que hacer de lucha y resistencia campesina, siempre quedaremos agradecidos por todos sus aportes en su militancia política y calidad humana. Le damos un saludo fraterno y de solidaridad a su familia, su esposa y sus dos hijas, así como al Movimiento Sin Tierra (MST), todas nuestras condolencias y mucha resistencia para el tiempo venidero.”

Deyvid Bacelar, Coordenador geral da Federação Única dos Petroleiros

“Era um grande lutador pela Reforma Agrária, pela soberania nacional. Uma pessoa incrível, preocupada, respeitosa e justa. O MST perde um dos seus mais valiosos quadros. O Brasil perde muito.”

Rander Peña,
vice-chanceler para América Latina e o Caribe

“Enviamos nuestras condolencias a familiares, amigos y la militancia del Movimiento de Sin Tierra (MST) por la partida física del Camarada Joaquin Pinheiro, valuarte internacionalista de la lucha revolucionaria en Nuestra America.”

FNCEZ- Venezuela

“Nos solidarizamos con el movimiento y toda su familia. Hoy lo recordamos cuando estuvo al frente de la brigada que ayudó en los inicios al IALA Paulo Freire. Son tiempos muy duros pero nos abraza la esperanza.”

Jandira Feghali – PCdoB-RJ

“A gente encerra a noite desta quinta tristes não só pelo caos e desalento em nosso país, mas pela perda de Joaquim, militante e dirigente do MST no Rio.”

Marcha Mundial das Mulheres

“O Joaquim era um militante exemplar, revolucionário e terno. E muita tristeza para este momento já tão duro. Toda nossa solidariedade da à família do Lima e a todo MST.”

Direção Nacional do Partido dos Trabalhadores

“Companheiro de lutas, dirigente nacional do Movimento Sem Terra, poeta, musico e educador, atuou em várias missões dentro e fora do Brasil na luta popular e em defesa da reforma agrária.”

Direção da Escola de Serviço Social da UFRJ

“Joaquim, no tempo que esteve na Escola de Serviço Social, sempre foi uma presença alegre e deixou marcas em todos aqueles que o conheceram. Perdemos um grande amigo e companheiro de luta, mas apesar de sua ausência física, Joaquim permanecerá entre nós, pois seu exemplo de força e compromisso servirá como incentivo para seguirmos adiante e não esmorecermos na luta pela construção de uma sociedade mais igualitária.”

Brasil de Fato

“Toda a equipe do jornal Brasil de Fato se solidariza com familiares e companheiros de luta pela perda de Joaquin, que também atuava na coordenação do jornal no Rio de Janeiro (RJ).”

Levante Popular da Juventude

“Sua passagem por aqui foi marcante. Natural de Ji-Paraná (RO), teve uma vida inteira dedicada à luta pela terra e por um mundo mais justo. No Rio de Janeiro, estivemos lado a lado na construção cotidiana do Campo Popular, na formulação das brigadas de agitação e propaganda, na formação do Brasil de Fato, nos debates da conjuntura e nas ações e ocupações.”

Alba Movimentos

“Todo nuestro reconocimiento, nuestra solidaridad a ustedes sus compañeros, a quienes le conocimos, aprendimos y construímos con él, y fundamentalmente a su familia de sangre, pero también a la familia que legó en la Patria Grande!”

CNA – Portugal

“Os lutadores pelos direitos dos trabalhadores e do povo partindo, continuam a nosso lado, animando-nos na luta pelas causas que abraçaram e a que entregaram a vida.”

Fundação Rosa Luxemburgo

“Nós, da Fundação Rosa Luxemburgo, nos somamos a vocês no luto e na homenagem de um companheiro que nos deixa cedo demais, porém com uma contribuição imprescindível e reconhecida por todos aqueles que aspiram uma sociedade mais justa.”

Marcha Patriótica

“La Coordinación Social y Política Marcha Patriótica expresamos nuestro sentido abrazo solidario a las compañeras y compañeros del Movimiento de los Trabajadores Rurales Sin Tierra (MST) por la partida de Kima, Joaquin Piñero, quien fue un destacado dirigente, tanto en procesos de lucha y unidad en Brasil, como en toda Nuestra América.”

Consulta Popular

“Perdas de grandes lutadores do povo são irreparáveis, deixam um vazio profundo, mas que pavimenta a certeza e a estrada da luta pela libertação de nosso povo”

Jamil Murad

“O companheiro Joaquim foi um grande combatente, participamos de muitas lutas juntos e era um lutador consciente e incansável.”

Federação Única dos Petroleiros

“As reuniões com ele eram sempre marcadas por alegria e muita disposição de luta. Apesar de não ser carioca, tinha uma relação muito intensa com o povo e a cultura do Rio de Janeiro, onde atuou nos últimos anos e ajudou a estruturar o Armazém do Campo, na Lapa. Joaquin era violeiro, poeta e apaixonado por samba. Deixa esposa e duas filhas e um imenso legado de luta que servirá de referência e inspiração para seguirmos adiante, defendendo a Petrobrás, a soberania nacional, a democracia e a reforma agrária.”

Movimento de Mulheres Camponesas

“O Movimento de Mulheres Camponesas (MMC) se solidariza com o MST – Movimento dos Trabalhadores Sem Terra, toda sua militância, familiares e amigos pela passagem de nosso companheiro de luta JOAQUIN PIÑERO”

Instituto Agroecológico Latinoamericano – IALA IXIM ULEW

“No se puede hablar de los IALAs sin la presencia y participación de uno de sus fundadores, el Compañero Valquimar Reis, recordado por nosotros como Joaquin Pinheiro allá en Barinas Venezuela en la finca La Marqueseña donde hoy se encuentra el IALA Paulo Freire.”

Nossos mais sinceros agradecimentos também à:

Pedro Ivo, porta voz da REDE, João Brant – ativista da área da comunicação; Central de Movimentos Populares (CMP); OLT Paraguai; Editora Expressão Popular; Movimento dos Pequenos Agricultores; CMLK Cuba; Mídia Ninj; Carlos Ron; Simão Pedro (PT); José Dirceu, ex-ministro co-fundador do PT; Jorge Arreaza, chanceler e ministro das relações exteriores da Venezuela; Renato Simões, ex-deputdo pelo PT; ANAMURI- Chile; Via Campesina Sudamerica, Intersindical; Valério Arcary; Alex Main; Alba Continental; Alba Venezuela; Amigos de la Tierra América Latina y el Caribe (ATALC); Instituto Simón Bolívar para la Paz y la Solidaridad entre los Pueblos.



*Esse texto será atualizado conforme a chegada de mais informações