Jornada de Lutas

Na Bahia, MST planta árvores e alimentos em memória aos mártires de Carajás

Ao todo foram plantados 20 hectares de produção diversificada
Mutirão de plantio de árvores e alimentos. Foto: Coletivo de Comunicação do MST na Bahia

Por Coletivo de Comunicação do MST na Bahia
Da Página do MST

Em homenagem aos 21 Sem Terra assassinados no Massacre de Eldorado do Carajás, no Pará, o MST plantou árvores e alimentos de forma agroecológica no município de Mucuri, localizado na região do Extremo Sul da Bahia.

O plantio ocorreu nesta sexta-feira (16/4) no assentamento Lagoa Bonita, também conhecido como Quilombo II. A atividade foi realizada de forma coletiva obedecendo as normas da Organização Mundial de Saúde (OMS). As famílias usaram máscaras, álcool em gel e respeitaram o distanciamento social. Ao todo foram plantados 20 hectares de produção diversificada.

Segundo Paulo César, da direção estadual do MST na Bahia, foram plantados alimentos saldáveis para pôr na mesa dos trabalhadores, “nós estamos hoje, também, plantando muitas arvores em protesto ao que aconteceu há 25 anos. O Massacre de Eldorado do Carajás que até hoje os assassinos estão impunes”, afirma.

Governo genocida

Foto: Coletivo de Comunicação do MST na Bahia

“Nesse momento de uma conjuntura difícil, estamos vendo um governo genocida, onde muitas pessoas estão morrendo por conta da pandemia e esse mesmo governo que não cuidou da pandemia, cuida de atacar os Movimentos Sociais e produzir na mídia acusações ao povo, à luta do povo trabalhador, à luta do povo Sem Terra, mas nós não nos curvamos, nós resistimos e resistimos plantando árvores, resistimos produzindo alimentos, resistimos fazendo roças coletivas, resistimos combatendo a pandemia, mas resistimos também, para que a classe trabalhadora continue de pé fazendo luta. Lutamos incansavelmente para derrotar esse governo Bolsonaro, esse governo genocida”, argumenta Paulo César.

Para Lucinéia Durães, da direção nacional do MST, essa foi uma atividade de resistência. Ela explica que a jornada em protesto ao Massacre de Eldorado do Carajás é um gesto de luta pela vida, pela humanidade, pela humanização, neste momento em que mais de 360 mil pessoas perderam a vida e quase 20 milhões de pessoas estão vivendo em situação de fome.

“O MST está plantando na brigada Aluízio Alexandre, hoje, 20 hectares de alimentos, para que a gente possa estar em mais este ato, contribuindo com a nossa sociedade”, diz Durães.

Jornada de Lutas

Durante todo o mês de abril, as famílias Sem Terra na Bahia estarão plantando árvores, realizando atos de solidariedade e protestos contra o governo genocida de Jair Bolsonaro, mantendo a resistência.

*Editado por Wesley Lima