Centenário Paulo Freire

Quer saber mais sobre Paulo Freire? Conheça o Curso de Realidade Brasileira (CRB)

Mais de 2 mil pessoas se inscreveram para o CRB Paulo Freire, que começa nesta quinta-feira (22/4) e se estende até o mês de agosto
Foto: Arquivo MST

Da Página do MST

Com o objetivo trabalhar a educação popular de Paulo Freire na perspectiva do Curso de Realidade Brasileira (CRB), que busca a formação de base explorando leitura e interpretação de conteúdo, o “CRB Paulo Freire, um Educador do Povo!” será mais um instrumento de análise crítica que transborde o conhecimento pensado, caminhando na construção de alternativas e ações de superação dos problemas sociais.

O CRB Paulo Freire terá início nesta próxima quinta-feira (22/4) e sua programação se estende até o dia 5 de agosto. As aulas acontecerão sempre nas quintas, entre 15h e 17h30, de forma virtual.
Direcionado para professores das escolas públicas do campo e da cidade; militantes e dirigentes do MST e de outros movimentos populares do campo e da cidade, sindicatos e partidos, o CRB Paulo Feire é uma iniciativa construída no bojo das ações em comemoração ao Centenário Paulo Freire, que prevê a realização de iniciativas no campo da formação política, educacional, cultural, comunicacional, mas principalmente de base, articulando o seu legado com a lutas das famílias Sem Terra assentadas e acampadas nos quatro cantos do país.

Entre os temas do CRB Paulo Freire, se destacam: Paulo Freire e sua transcendência na história: a atualidade da pedagogia do oprimido; Desafios de uma educação como pratica da liberdade, e a superação da educação bancária nos dias atuais; Diálogos indispensável na construção de novas práticas de educação e cultura; e A dialética da desumanização-humanização em Paulo Freire.
Com mais de 2 mil pessoas inscritas, o curso contará com a mediação dos temas realizada por educadores e educadoras, amigos e amigas do MST. Já confirmaram presença: Isabela Camini, do MST; Sérgio Haddad, da Ação Educativa e da Universidade de Caxias do Sul (UCS); Carlos Rodrigues Brandão, da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP); Lisete Arelaro, da Universidade de São Paulo (USP); Conceição Paludo, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS); e Miguel Arroyo, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Confira o Calendário do “CRB Paulo Freire, um Educador do Povo!”:

*Editado por Fernanda Alcântara