Carajás 25 anos

MST inaugura o Bosque Bertolletia Mártires de Abril, na Ilha de Cotijuba (PA)

Ação é homenagem às 21 vítimas e aos 69 camponeses mutilados em Eldorado do Carajás e faz parte da campanha nacional “Plantar Árvores, Produzir Alimentos Saudáveis”
Bosque foi inaugurado na Ilha de Cotijuba. Fotos: Eldenilson Monteiro e Renata Aguiar

Por Comunicação do MST Pará
Da Página do MST

Em memória aos 25 anos do massacre de camponeses em Eldorado dos Carajás e aos 25 anos da Fundação Centro de Referência em Educação Ambiental Escola Bosque Professor Eidorfe Moreira (Funbosque), na última quinta-feira (22) foi realizado na Ilha de Cotijuba, uma das principais ilhas de Belém, na localidade de Seringal, o ato em homenagem às 21 vítimas e aos 69 camponeses mutilados em Eldorado do Carajás, com a construção do Bosque Bertolletia Mártires de Abril.

A atividade com poucos participantes, respeitando as normas sanitárias vigentes, foi uma promovida entre Funbosque e MST, contando com a participação de moradores da comunidade, como seu Manoel e dona Perpétua, que são os guardiões da memória e da floresta do seringal existente na localidade, além do professor Vinícius Pacheco, do Ecomuseu Amazônia, de membros da Funbosque, do representante da prefeitura na Ilha Luís Lima e da sobrevivente do massacre e hoje moradora da Ilha de Cotijuba, Rubenita da Silva. 

Ato simbólico ocorreu na última quinta-feira (22).Fotos: Eldenilson Monteiro e Renata Aguiar

O ato simbólico do Bosque Bertolletia Mártires de Abril, faz parte da campanha nacional de plantio de árvores que integra o Plano Nacional “Plantar Árvores, Produzir Alimentos Saudáveis”, que pretende plantar 100 milhões de árvores em dez anos.

Foram plantadas 21 árvores, marcando o encerramento da Jornada Nacional de Lutas em defesa da Reforma Agrária e da Vida.

Bertholletia Excelsa é o nome científico da Castanheira, também dizimada pelo avanço do agronegócio na Amazônia. Em todo Brasil, em memórias dos 25 anos do massacre de Eldorado do Carajás, trabalhadores e trabalhadoras do MST realizaram ações simbólicas em homenagem aos mártires da luta e para preservação do meio ambiente. 

*Editado por Gustavo Marinho