Semana da Caatinga

Relatos produtivos: há diversidade no quintal de Selma Galvão na Bahia

Assentada há 20 anos, Selma produz uma riqueza de hortaliças
Produção no quintal produtivo da Selma. Foto: Arquivo Pessoal

Da Página do MST

Entre os dias 26 e 30 de abril, o MST realiza atividades de plantio de árvores e coleta de sementes para demarcar a Semana da Caatinga, comemorada no mesmo período em que se celebra o Dia Nacional da Caatinga, 28 de abril.

A data foi criada com o intuito de não apenas homenagear o bioma, mas também conscientizar as pessoas sobre a importância da sua conservação para o equilíbrio ambiental.

A caatinga é um bioma único do Brasil, ocupando aproximadamente 11% do território nacional. Para muitos nordestinos, a convivência neste bioma tem materialidade poética: a poesia da Caatinga é sua resiliência.

A produção de alimentos saudáveis é diversificada, como nos conta Selma Galvão (39), em seu quintal produtivo no assentamento Beira Rio, localizado no município de Boa Vista do Tupi, na Chapada Diamantina, Bahia.

Em um breve relato, ela escreve o que tem conquistado em quatro anos de produção em seu quintal produtivo. Confira:

“Eu sou Selma Silvia Galvão, 39 anos, assentada do assentamento Beira Rio, município Boa Vista do Tupi, Bahia.Moro no assentamento Beira Rio há 20 anos, nosso quintal tem 4 anos e trabalho junto com meu esposo e filhos.

Plantamos alface, coentro, feijão andu, sendo para consumo próprio e o excedente nos vendemos em feiras na cidade. Fazemos nossos canteiros e utilizamos adubos orgânicos, e não trabalhamos com veneno (agrotóxico). Nossa produção é anual, mas não contabilizamos as quantidades. No quintal há também mangueiras que são utilizadas para consumo próprio”.

Assista também a experiência produtiva de Maria de Jesus no estado do Ceará.