Juventude em Luta

Juventude pressiona pela aprovação do PL da Sucessão Rural (9263/2017)

Confira Carta da Juventude Camponesa e da Agricultura Familiar a Câmara dos/as Deputados/as pela Aprovação do PL da Sucessão Rural (9263/2017)
Juventude Sem Terra do Maranhão. Fotos: MST

Da Página do MST

O aumento da fome no Brasil tem impactado milhares de brasileiros e brasileiras. A solução para esse problema, como temos observado, perpassa pelo apoio à agricultura familiar camponesa, responsável pela  maior parte da comida que chega à mesa do povo. No campo, nas águas e nas florestas, a mão de obra familiar conta com o trabalho das jovens e dos jovens e, no entanto, na maioria das vezes, esses jovens não participam da divisão da renda, bem como não tem garantidas condições dignas para sua permanência na terra. 

A Juventude Camponesa e da Agricultura Familiar estão, portanto, mobilizadas pela aprovação do Projeto de Lei (PL) 9.263/2017, que institui a Política e o Plano Nacional de Sucessão Rural. Essa política tem como objeto “integrar e articular políticas, programas e ações para a promoção da sucessão rural e a garantia dos direitos das juventudes do campo, das florestas e das águas”. Na atual conjuntura essa proposta é fundamental para a segurança e soberania alimentar, hídrica e energética de nosso país. E, para além disso, esse projeto de lei traz no horizonte a possibilidade de vida digna, acesso à educação, ao trabalho, a saúde, cultura, esporte, lazer e internet para os camponeses, isso inclui os mais de sete milhões de jovens que vivem nos municípios rurais do Brasil.

Apelamos aos integrantes da Comissão de Agricultura, Pecuária e Abastecimento da Câmara dos Deputados que aprovem o PL 9263/2017, pois a sucessão rural é uma condição fundamental para a produção de alimentos saudáveis, preservação e conservação do meio ambiente, da cultura e diversidade de nosso país, é também direito da juventude. Tão grande é sua importância que o apoio à juventude rural é um dos sete eixos da Década da Agricultura Familiar (2019-2028) instituída pela Organização das Nações Unidas e subscrita pelo Brasil.

Neste momento histórico, em que mais da metade da população brasileira está em situação de insegurança alimentar e nutricional, o PL 9.263/2017 se apresenta como uma trincheira de lutas das juventudes camponesas e da agricultura familiar. Uma bandeira em defesa da soberania alimentar, do direito à terra e aos territórios e do Cuidado da Casa Comum. Precisamos aprovar e incentivar todas as iniciativas que garantam a produção de alimentos saudáveis em nosso país, agora e no futuro. Apoie a sucessão rural: APROVE O PL 9263/2017!

Assinam esta carta:

1. Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (CONTAG)

2. Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST)

3. GT de Juventude do Vale do Curu Aracatiaçu

4. Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA)

5. Movimento de Mulheres Camponesas (MMC)

6. Pastoral da Juventude Rural (PJR)

7. Confederação Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar (CONTRAF-Brasil)

8. Movimento Camponês Popular (MCP)

9. Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB)

10. Associação Brasileira de Agroecologia (ABA)

11. Articulação Nacional de Quilombos (ANQ) 

12. GT de Juventudes da Articulação Nacional de Agroecologia (ANA)

13. Entidade Nacional de Estudantes de Biologia (ENEBio)

14. Pastoral da Juventude 

15. Cáritas Diocesana de Itapipoca 

16. União Nacional das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária

17. Rede Nordeste de Estudantes e Agroecólogos e Agroecólogas – RENEA